Após fotos de Marília Mendonça no IML, Câmara analisará punições e regras

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) apresenta hoje o projeto que estabelece regras para a preservação da dignidade em autópsias e proteção às famílias.

Proposta foi apresentada pelo deputado Capitão Augusto | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) apresenta na tarde de hoje, 14 de abril, na Câmara, um projeto de lei que estabelece regras para a preservação da dignidade em autópsias e proteção às famílias. A iniciativa vem após o vazamento de fotos do corpo da cantora Marília Mendonça no Instituto Médico Legal (IML), o que gerou indignação e revolta nas redes sociais.

Segundo o escopo da proposta, obtido com exclusividade pelo MEIONORTE.COM, serão estabelecidas vedações e responsabilizações em caso de divulgação de imagens sensíveis como as de autópsias. A ideia é proibir a anexação de fotos de autópsia ao inquérito policial quando não se tratar de casos de crimes, e que essas fotos sejam armazenadas digitalmente, em sistema de acesso restrito e rastreado.

Leia Mais

As fotos de autópsia somente poderão ser utilizadas mediante requisição judicial, que deverá especificar a finalidade e a justificativa para a utilização das fotos. A divulgação indevida das fotos de autópsia implicará a responsabilização penal, civil e administrativa dos envolvidos.

O objetivo do projeto é garantir a preservação da dignidade dos falecidos e proteger a privacidade e o bem-estar das famílias enlutadas, evitando a exposição indevida de imagens sensíveis e garantindo seu uso apenas em situações específicas e com a devida autorização judicial.

Arthur Lira afirma que blocos são frutos de arranjos políticos internos

Deputado propõe proibir marcação a ferro, tatuagens e piercings em animais

Deputada acusa colega de assédio e ele nega: “fake news absurda”; vídeo

Ao limitar o acesso a essas fotos e restringir sua utilização somente quando necessário e mediante requisição judicial, preserva-se a imagem dos falecidos e o respeito à dor das famílias. Além disso, a medida busca inibir a disseminação indevida dessas imagens, responsabilizando os envolvidos em possíveis vazamentos.

O projeto de lei apresentado pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP) começará a ser discutido na Câmara Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES