Exclusivo Deputado propõe medidas drásticas contra côndominos antissociais; entenda!

A proposta pretende alterar o Código Civil, estabelecendo multas e até mesmo a possibilidade de expulsão desses condôminos.

Deputado federal Paulo Litro | Gulherme Dala Barba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 14 de junho, o deputado federal Paulo Litro, do PSD/PR, protocolou um projeto de lei que busca regulamentar e estabelecer penalidades para condôminos antissociais. A proposta pretende alterar o Código Civil, estabelecendo multas e até mesmo a possibilidade de expulsão desses condôminos. 

O projeto de lei propõe alterações no artigo 1.337 do Código Civil, visando estabelecer as penalidades aplicáveis aos condôminos que não cumprem repetidamente seus deveres perante o condomínio. De acordo com a proposta, esses condôminos poderão ser constrangidos a pagar multas de até cinco vezes o valor da contribuição para as despesas condominiais, levando em consideração a gravidade das faltas e a reincidência. Além disso, aqueles que apresentarem comportamento antissocial de forma repetida e gerarem incompatibilidade de convivência com os demais condôminos poderão ser penalizados com multas de até dez vezes o valor da contribuição para as despesas condominiais. 

Leia Mais

Caso as medidas descritas não sejam efetivas, o projeto prevê que a maioria absoluta dos condôminos, em Assembleia Geral convocada para esse fim, poderá deliberar sobre a exclusão do condômino antissocial. Nesse caso, o condomínio poderá ingressar com uma medida judicial caso a expulsão não seja cumprida de forma amigável. 

A justificativa apresentada pelo deputado Paulo Litro destaca a necessidade de regulamentar as penalidades aplicáveis aos condôminos antissociais, que são aqueles que repetidamente se recusam a respeitar as regras da coletividade e geram incompatibilidade de convivência com os demais moradores. O objetivo do projeto é promover a harmonia dentro dos condomínios e garantir que o direito à propriedade privada seja exercido de forma compatível com os direitos dos demais condôminos, incluindo o direito à segurança. 

A proposta apresentada pelo deputado Paulo Litro visa ‘preencher uma lacuna’ na legislação atual, que até o momento só prevê a aplicação de multas, mas não estabelece medidas mais drásticas, como a expulsão do condômino antissocial. A iniciativa visa garantir um convívio harmonioso entre os moradores de condomínios e proteger os direitos dos condôminos que estão sendo prejudicados por comportamentos antissociais. 

Agora, o projeto de lei será analisado pelas comissões competentes na Câmara dos Deputados, onde serão realizados debates e possíveis ajustes antes de ser votado.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES