Dino fala em soberania dos mais pobres durante posse de Lewandowski

Flávio DIno abriu os discursos da cerimônia e enfatizou o patriotismo compartilhado e destacou a importância da soberania dos mais pobres.

Lewandowski assume oficialmente Ministério da Justiça e Segurança Pública | Tom Costa/MJSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1º), o Senador Flávio Dino transferiu suas responsabilidades ministeriais ao Ministro Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Flávio Dino abriu os discursos da cerimônia e enfatizou o patriotismo compartilhado e destacou a importância da soberania dos mais pobres. 

"Temos traços em comum. Entre os quais o patriotismo autêntico. Que sempre é um patriotismo popular. O verdadeiro patriotismo é daqueles que entendem que ao lado da soberania nacional existe a soberania dos mais pobres, que qualifica o Brasil como projeto de nação que seja autenticamente justo", afirmou.

Dino defendeu a existência de um "Estado forte". "Claro que justiça social se alcança com trabalho, com oportunidade de renda. Mas, no mundo inteiro, e no Brasil também, só se alcança democracia e justiça social com serviço público forte. Com Estado forte, com governo que funciona. [...]", continuou.

Lewandowski, por sua vez, reiterou o compromisso com a defesa da democracia, ressaltando a necessidade de justiça social e oportunidades iguais para todos. 

"Portanto, todos aqueles que aqui estão e que continuarão conosco, terão que ter em mente que, antes de mais nada, nós somos servidores dos cidadãos brasileiros. E assim agiremos", destacou.

O novo ministro da Justiça agradeceu Dino por entregar a "casa em ordem" e desejou sucesso a ele. "Quero agradecer a colaboração extraordinária que me foi dada pelo eminente ministro Flávio Dino porque me entregou uma casa em ordem, pela generosidade que teve com a transição", concluiu.

No entanto, desafios consideráveis aguardam Lewandowski, especialmente na área da segurança pública, onde sua abordagem, marcada por uma visão mais garantista, será testada. A escolha de Mario Sarrubbo para liderar a Secretaria de Segurança Pública também gerou controvérsia, especialmente sua proposta de estabelecer um "Gaeco Nacional". 

O Gaeco, ou Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, é um modelo que substitui as chamadas forças-tarefas e têm sido utilizados com frequência pelo Ministério Público no combate ao crime organizado.

A proposta de Sarrubbo, porém, já encontra resistência de associações policiais. Em nota divulgada em 19 de janeiro, o grupo afirmou que a medida se mostraria "incabível" e poderia promover "desarmonia institucional".

Com informações do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES