Estreia de Flávio Dino no STF é marcada por divergência de votos com Zanin

O processo em pauta tratava de uma denúncia de corrupção e abuso de prestígio envolvendo um advogado

Ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (27), o ministro Flávio Dino, recém-empossado no Supremo Tribunal Federal (STF), realizou sua estreia em sessões presenciais de julgamento. Durante a análise de um habeas corpus na Primeira Turma, Dino divergiu do também novo ministro, Cristiano Zanin, ambos indicados ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O processo em questão tratava de uma denúncia de corrupção e abuso de prestígio envolvendo um advogado que teria solicitado R$ 100 mil para influenciar a decisão de um desembargador. Enquanto Zanin, advogado de carreira, seguiu o relator Luiz Fux votando pelo trancamento da ação penal, alegando basear-se apenas em delação premiada, Dino divergiu seguindo a posição da ministra Cármen Lúcia, votando pela continuidade do processo.

Leia Mais

Dino fundamentou seu voto destacando que o STF não atua em um vácuo, e os casos que chegam à Corte percorrem um longo caminho na Justiça. Defendeu a consideração das decisões de instâncias anteriores ao proferir votos. Com essa fundamentação, votou contra o trancamento da ação penal, citando indícios de corroboração trazidos pelo Ministério Público.

O habeas corpus foi o único caso julgado pela Primeira Turma na terça-feira. Com o voto de Dino, houve desempate, permitindo a continuidade da ação penal. No dia anterior, o ministro já havia registrado um voto no plenário virtual em um caso que discute a possível repercussão geral de uma disputa entre um motorista de aplicativo e a plataforma Uber.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES