Em novo depoimento, Mauro Cid muda versão e tenta desmentir trama golpista

‘Nunca disse que Bolsonaro tramou golpe’, disse o militar, jogando a culpa aos investigadores

Tenente-coronel Mauro Cid | Ton Molina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), está contestando a interpretação dada aos seus relatos no âmbito de seu acordo de colaboração com a Polícia Federal (PF). Após passar quatro meses preso, ele decidiu compartilhar com os investigadores o que testemunhou durante seu período junto ao então presidente.

Seus relatos são considerados peça-chave na investigação que apura se houve uma tentativa de golpe para evitar a posse de Lula e envolvem conversas sobre o uso das Forças Armadas. Porém, Cid tem demonstrado contrariedade com o enquadramento de suas declarações como parte de uma narrativa golpista. “Não sou traidor, nunca disse que o presidente tramou um golpe. O que havia eram propostas sobre o que fazer caso se comprovasse a fraude eleitoral, o que não se comprovou e nada foi feito”, disse recentemente a um interlocutor.

FORÇAS ARMADAS PRESSIONADAS: Segundo documentos da PF, Cid relatou que Bolsonaro buscava pressionar as Forças Armadas e que o então comandante da Marinha teria concordado com um suposto golpe. No entanto, o militar tem desabafado a pessoas próximas que suas declarações foram mal interpretadas e que ele nunca afirmou que o presidente tramou um golpe.

Na versão de Cid, ele minimizou propostas golpistas e disse que apenas presenciou apresentações de "considerandos" aos comandantes militares. Ele ressaltou que, embora tenha havido diversas ideias, nada de concreto foi feito para reverter o resultado eleitoral.

Apesar das tentativas de minimizar as tratativas no Palácio da Alvorada, a PF vê elementos suficientes para indiciar Bolsonaro e seu entorno por uma intentona contra o Estado democrático de direito. Cid prestará um novo depoimento na próxima segunda-feira, buscando esclarecer os eventos ocorridos durante os últimos dias do governo Bolsonaro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES