Estatuto do Novo barra filiação de Deltan Dallagnol, após pedido de refúgio

A cassação do mandato do ex-deputado viola um dos critérios-base para filiação no partido ultraliberal

Ex-deputado Deltan Dallagnol | André Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-procurador da Lava-Jato e ex-deputado Deltan Dallagnol, anteriormente filiado ao Podemos-PR, anunciará sua filiação ao partido Novo durante um evento da legenda no sábado (30/9) para oficializar sua nova posição política. A informação foi divulgada pelo portal O Antagonista.

Dallagnol, que atuou como coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, encerra seu vínculo com o Podemos após 1 ano e meio de filiação, tendo perdido o mandato de deputado federal em maio deste ano.

Leia Mais

Sua cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu devido à consideração de que ele antecipou sua renúncia ao cargo de procurador no Paraná para evitar possíveis medidas disciplinares do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), as quais poderiam torná-lo inelegível.

No entanto, a filiação do ex-procurador ao Novo requer uma revisão do estatuto interno do partido, uma vez que o artigo 4º desse documento estipula que "todo brasileiro eleitor no pleno gozo dos direitos políticos" pode se filiar ao Novo, e cassação do mandato do ex-deputado o impede de atender a esse requisito.

Apesar disso, a possibilidade de apresentação de um novo estatuto durante o evento de rebranding do Novo, programado para este sábado, não está descartada. Espera-se que o partido revele uma nova identidade visual durante o evento.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, estarão presentes no evento, assim como o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).

Posicionamento de João Amoêdo sobre filiação de Dallagnol

João Amoêdo, ex-membro do Novo e candidato à Presidência pela legenda em 2018, criticou a filiação de Dallagnol, em entrevista, classificando-a como um "grande equívoco da atual gestão do partido". Amoêdo argumentou que essa decisão descaracteriza as propostas originais da legenda, que se destaca por abrigar filiados com ficha limpa. Ele afirmou que o partido está perdendo sua identidade e adotando uma abordagem oportunista em busca de crescimento político.

Amoêdo também expressou seu descontentamento com acontecimentos recentes relacionados ao partido em uma publicação em uma rede social.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES