Flávio Bolsonaro alega que STF trama condenação do pai com julgamento do 8/1

Nesta quinta-feira, a Corte formou maioria para condenar o radical Aécio Lúcio por uma série de crimes contra o Estado

Flávio e Jair Bolsonaro | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), conhecido como filho “01”, expressou preocupações em relação à condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Ele considera que essa condenação pode pavimentar o caminho para uma possível punição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta quinta-feira (15), Aécio Lúcio, ex-técnico da Sabesp, foi condenado a 17 anos de prisão por uma série de crimes, incluindo dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa.

Leia Mais

Flávio alegou que os ministros do STF estão tentando sustentar a ideia de que existe um mentor intelectual por trás dos acontecimentos de 8 de janeiro, mas que não há evidências que comprovem isso. Ele mencionou o acordo de delação premiada feito pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid com a Polícia Federal (PF) como um exemplo dessa abordagem.

Vale destacar que Aécio Lúcio estava de férias na época da invasão do Congresso Nacional em janeiro e foi demitido da Sabesp devido à sua exposição nas redes sociais, em que usou uma camiseta com a inscrição "intervenção militar já" e postou um vídeo sentado na Mesa Diretora do Senado.

No julgamento, o relator da ação penal, Alexandre de Moraes, propôs uma pena de 17 anos para cinco crimes, incluindo a tentativa de golpe de estado. A maioria dos ministros concordou com essa sentença.

Indicados de Bolsonaro

Os ministros nomeados por Bolsonaro, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, discordaram da condenação por tentativa de golpe de estado e sugeriram penas mais brandas.

O filho “01” argumentou que a condenação por tentativa de golpe de estado e a pena significativa atribuída ao invasor radical refletem uma estratégia de Moraes para estabelecer a ideia de que houve uma tentativa de golpe, insinuando que seu pai seria o responsável hierárquico.

No entanto, Flávio afirmou que não há nenhuma conexão entre seu pai e os eventos de 8 de janeiro, uma vez que Jair Bolsonaro estava no exterior na data dos incidentes e só retornou ao Brasil em março.

Flávio elogiou o voto de Nunes Marques, que propôs uma pena de apenas 2 anos e seis meses em regime aberto, descrevendo-o como "mais equilibrado" e destacando a abordagem objetiva do tema.

Ele também criticou a pena de 17 anos, alegando que é mais severa do que a aplicada a estupradores, homicidas e envolvidos em corrupção, fazendo referência ao ex-presidente Lula, cuja sentença foi posteriormente reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quando questionado sobre o amplo apoio no STF ao voto de Moraes, Flávio insinuou que o ministro está influenciando outros membros da Corte, insinuando que o ministro está promovendo uma resposta pública aos eventos de 8 de janeiro, condenando as pessoas sem uma verdadeira individualização de responsabilidades e impondo penas excessivas.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES