Forças Armadas querem punir Cid e militares golpistas ligados a Bolsonaro

Em contrapartida, o Exército fala em manter 'imagem' e 'reputação' da instituição de defesa

Tenente-coronel Mauro Cid - ex-funcionário de Bolsonaro | Vinícius Schmidt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio ao aumento do número de militares ocupando cargos no governo Bolsonaro (PL) sob investigação, o ministro da Defesa, José Múcio, solicitou à Polícia Federal (PF) acesso aos nomes dos membros das Forças Armadas que se encontraram com o hacker Walter Delgatti Neto, supostamente envolvidos em tentativas de desacreditar a segurança das urnas eletrônicas. Essa iniciativa indica a intenção das Forças Armadas de tomar medidas contra aqueles que estiverem envolvidos em ações golpistas. Paralelamente, o Exército adota medidas internas para não desagradar os quartéis.

Além do hacker, que afirmou em seu depoimento à CPI dos Ataques Golpistas do 8 de janeiro que se encontrou cinco vezes no Ministério da Defesa (MD) por recomendação do ex-presidente, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, tornou-se um problema para os militares. Cid está detido desde o início de maio, acusado de falsificar cartões de vacinação contra a Covid-19 e é um dos principais suspeitos em um suposto esquema de desvio das joias sauditas. Os oficiais aguardam uma decisão da Justiça para que Cid seja submetido a um procedimento interno que pode levar a sua expulsão.

Leia Mais

Solicitamos informações à PF. Estamos aguardando o retorno. Diante dos dados que eles enviarem, tomaremos todas as providências que forem necessárias", declarou Múcio ao jornal O Globo.

A punição de militares envolvidos em tramas golpistas foi discutida durante uma reunião entre Múcio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os comandantes do Exército, Tomás Paiva; da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada no último sábado.

A reunião foi resultado de uma conversa telefônica entre Lula e Múcio na manhã do próprio sábado (19). Múcio, que estava no Rio de Janeiro, mencionou que ele e o presidente ficariam um longo período sem se encontrarem, pois Lula viajaria para a África do Sul. O mandatário então convidou Múcio a ir até o Alvorada e trazer o comandante do Exército. Minutos depois, um assessor do presidente telefonou pedindo que os outros dois comandantes também fossem convidados.

Questões discutidas no encontro

Embora o foco principal da reunião fosse o orçamento da Defesa para 2024, Lula discutiu a CPI e mencionou o depoimento de Delgatti. Ficou acordado na reunião que o Exército não comentaria a declaração do hacker para evitar a agitação do ambiente, que ainda se encontra em processo de reconciliação após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Os oficiais das Forças Armadas minimizam Delgatti e consideram que seu depoimento deve ser interpretado com cautela. O hacker ganhou notoriedade ao invadir as contas de procuradores da Lava-Jato em 2019 e divulgar suas mensagens.

Em relação a Cid, a cúpula do Exército reconhece que a imagem da Força está sendo prejudicada pelas revelações sobre seu envolvimento na venda de joias recebidas pelo ex-presidente. No entanto, argumentam que o devido processo legal não pode ser apressado. Os comandantes alegam que é necessário individualizar as condutas e punir os culpados para preservar a integridade da instituição das Forças Armadas. No esforço de melhorar o relacionamento com os militares, Lula informou, durante a conversa de sábado, que participará do desfile de 7 de setembro. No entanto, ele busca despolitizar o evento.

Ordem interna

Em resposta à série de denúncias que envolveram membros das Forças Armadas, o general Tomás Paiva emitiu uma ordem interna enfatizando que os militares "devem nortear suas ações pela legalidade e legitimidade".

A Ordem Interna nº 1, datada de 10 de agosto, foi publicada no boletim do Exército na última sexta-feira. No dia 11, a PF realizou uma operação para esclarecer as vendas de joias recebidas por Bolsonaro enquanto era presidente.

No documento, o comandante ressalta que o Exército é uma "Instituição de Estado, apartidária, coesa, integrada à sociedade e permanentemente em prontidão". Ele destaca que há um desconhecimento da sociedade sobre as atividades da Força que "trazem benefícios à nossa população". Em resposta, o texto menciona a criação da Associação de Amigos do Exército.

Em um gesto interno, o documento enfatiza a necessidade de proteger e fortalecer a "imagem" e a "reputação" do Exército, evitando a disseminação de desinformação. Tomás também menciona a intenção de "fortalecer as ações voltadas para o bem-estar da família militar" e instrui o Estado-Maior do Exército a elaborar medidas para a "recomposição salarial dos militares".

Desde antes da posse, os auxiliares de Lula estão preocupados em evitar atritos com os militares, um dos pilares fundamentais do governo Bolsonaro. A escolha de Múcio, um político habilidoso, foi feita com esse objetivo.

Desde o início do ano, Múcio tem participado de reuniões com parlamentares da base do governo, incluindo convites da relatora da CPI dos Ataques Golpistas, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A última reunião ocorreu há um mês.

Nesses encontros, Múcio expressou preocupação com a Comissão Parlamentar de Inquérito. De acordo com participantes das discussões, o ministro argumentou que a cautela era necessária devido ao momento de construção de pontes entre a esquerda e os militares. Alguns parlamentares entenderam isso como um pedido para poupar membros das Forças Armadas. No entanto, os interlocutores de Múcio observam que ele nunca mencionou quais nomes.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES