Garimpo ilegal disparou 90% em áreas protegidas durante governo Bolsonaro

MapBiomas revelou o aumento devastador entre 2019 e 2022, superando governos anteriores

Crescimento do garimpo ilegal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um mapeamento divulgado recentemente pelo projeto MapBiomas revelou um aumento alarmante de 90% na atividade de garimpo em áreas protegidas no Brasil durante o período do governo Jair Bolsonaro (PL), entre os anos de 2019 e 2022. Esses dados lançam luz sobre a crescente ameaça às áreas de conservação e terras indígenas do país.

Crescimento alarmante em áreas protegidas

Leia Mais

Em 2018, no último ano do governo de Michel Temer (MDB), aproximadamente 54,2 mil hectares de áreas protegidas estavam sob ocupação de garimpeiros. Em contraste, em 2022, esse território invadido saltou para 103,4 mil hectares, equivalendo à soma dos territórios das cidades de Salvador e Fortaleza juntas.

O estudo, intitulado "Destaques do Mapeamento Anual de Mineração no Brasil", coleta informações desde 1985 e é conduzido pelo MapBiomas, uma rede composta por organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia. Seu principal objetivo é monitorar as mudanças no uso da terra no Brasil, contribuindo para a conservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

Mapa do garimpo 2022 | Foto: MapBiomasExplosão do garimpo na última década

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunhou uma explosão na atividade de garimpo. Em 2012, a área mapeada da atividade no país era de 107 mil hectares, e em 2021, esse número havia mais que dobrado, atingindo 263 mil hectares.

Entre 2021 e 2022, anos que registraram o aumento mais significativo, a área de garimpo no país expandiu impressionantes 79 mil hectares.

Impactos ambientais e geográficos

O garimpo não só ameaça à integridade das áreas protegidas, mas também causa sérios danos ao meio ambiente. Os rios estão sofrendo com o assoreamento e a contaminação de suas águas, impactando a fauna e flora aquáticas. As bacias mais afetadas pela atividade garimpeira incluem Tapajós, Teles Pires, Jamanxim, Xingu e Amazonas, representando 66% da área garimpada do país.

Outros destaques do estudo

  1. 92% da área garimpada está na Amazônia;
  2. 40,7% da área garimpada na Amazônia foi aberta nos últimos cinco anos;
  3. 85% da área garimpada é atribuída à extração de ouro;
  4. 80% do garimpo está concentrado nos estados do Pará e Mato Grosso.
  5. Itaituba (PA) é responsável por 16% da área minerada do país, concentrando uma grande parte da atividade ilegal.

O crescimento contínuo desses garimpos em áreas protegidas é motivo de grande preocupação e levanta questões sobre o apoio econômico e político à atividade. Isso ocorre em desacordo com as leis que proíbem o garimpo nessas regiões e representa uma ameaça significativa à biodiversidade e à conservação ambiental no Brasil.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES