Gonet assume PGR, nesta segunda, com apoio de Lula e desafio de pacificar o MP

A indicação de Gonet foi aprovada pelo Senado na semana passada, após passar por sabatina

Paulo Gonet e Lula | Reprodução/Brasil 247
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (18), Paulo Gonet assume oficialmente o cargo de procurador-geral da República em uma cerimônia na Procuradoria-Geral da República (PGR). O evento conta com a presença esperada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de autoridades dos três poderes. Gonet, o décimo procurador-geral desde a redemocratização, terá um mandato de dois anos.Durante a posse, Gonet realizará a leitura do termo de posse e proferirá um discurso, marcando o início de sua gestão. Ao assumir, ele também assume a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público, encarregado da fiscalização financeira e administrativa do Ministério Público.

A indicação de Gonet foi aprovada pelo Senado na semana passada, após passar por sabatina. O novo procurador-geral foi indicado pelo presidente Lula e recebeu apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Gonet, conhecido por sua postura legalista, busca uma gestão de pacificação dentro do Ministério Público, almejando unificar a categoria. Ele sucede a procuradora-geral interina Elizeta de Paiva Ramos.

Responsabilidades

O procurador-geral da República desempenha um papel crucial no sistema de Justiça brasileiro, atuando nas áreas constitucional, penal e cível. Entre suas responsabilidades está questionar a validade de leis perante a Constituição, participando de ações no STF.

Com uma carreira sólida no Ministério Público Federal desde 1987, Gonet, ao assumir o cargo, terá que lidar imediatamente com desafios, incluindo a investigação dos atos de 8 de janeiro, às ações antidemocráticas que resultaram em invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes.

Além disso, Gonet será responsável por conduzir investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, envolvendo temas como disseminação de desinformação sobre vacinação contra a Covid-19 e vazamento de dados sigilosos.

Na esfera eleitoral, o novo procurador-geral supervisionará processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando-se as ações contra Bolsonaro por abuso de poder político e econômico.

Com uma atuação que abrange desde processos criminais até ações constitucionais, Gonet enfrenta um cenário desafiador, buscando consolidar uma gestão que promova a união no Ministério Público e fortaleça sua imagem perante a sociedade brasileira.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES