Hitler, fotos com Michelle e armas: saiba o que a PF achou no celular do ex-PRF

A análise do material revelou o culto de Silvinei Vasques por armas, áudios com xingamentos e críticas aos bloqueios da PRF

Jair Bolsonaro (PL) e Silvinei Vasques | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, atualmente sob investigação da CPI do 8 de Janeiro, teve seu celular apreendido pela Polícia Federal (PF), revelando um conjunto de imagens e áudios controversos. O material inclui fotografias de ditadores como Adolf Hitler e Benito Mussolini, registros ao lado da família Bolsonaro, além de evidências de seu envolvimento na organização dos bloqueios em rodovias federais durante o segundo turno das últimas eleições, conforme aponta a coluna de Malu Gaspar.

Segundo fontes da CPI, o conteúdo do celular sugere que Silvinei recebia essas informações de terceiros, uma vez que não foram encontradas mensagens enviadas por ele. A análise do material revelou seu culto por armas, áudios com xingamentos e críticas aos bloqueios da PRF, além de registros ao lado de personalidades políticas, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Leia Mais

Apesar da suspensão da quebra dos sigilos por decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do STF, a CPI teve acesso ao conteúdo do celular, que será discutido na leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na terça-feira (17). O ex-presidente Jair Bolsonaro é esperado para ser indiciado por pelo menos quatro crimes.

Silvinei Vasques está preso desde agosto, quando Alexandre de Moraes decretou sua prisão preventiva a pedido da PF, argumentando o risco de interferência em investigações sobre o uso da PRF contra eleitores de Lula. A quebra de sigilos foi solicitada pelo próprio Silvinei, figura próxima a Bolsonaro, e foi suspensa pelo STF.

O conteúdo revela ainda fotos ao lado de Bolsonaro e Michelle durante as comemorações do Bicentenário da Independência, evento alvo de investigações do TSE por desvio de finalidade. Entre as imagens estão registros de Hitler, Mussolini e momentos relacionados à gestão de Silvinei na PRF, marcada por episódios polêmicos, como o assassinato de Genivaldo de Jesus em Sergipe e a chacina na Vila Cruzeiro.

O celular também revela áudios de bolsonaristas buscando apoio de Silvinei para manifestações e mensagens esotéricas, incluindo uma análise do mapa astral do ex-chefe da PRF. A defesa de Silvinei negou conhecimento sobre os áudios e fotos, sugerindo que a participação em grupos de WhatsApp pode ter levado ao armazenamento automático de arquivos na biblioteca do celular. Sobre as imagens de Hitler e Mussolini, a defesa afirmou que Silvinei não manifestou preconceito e possui amigos de diversas origens.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES