Justiça nega recurso e cassa mandato de quatro deputados do PL por fraude

Os políticos registraram três candidaturas femininas falsificadas para cumprir a cota mínima de 30%

Deputados do PL com o mandato cassado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou na terça-feira (7) um recurso apresentado pela chapa do Partido Liberal (PL) referente às eleições do ano passado. A decisão confirma a cassação de quatro deputados estaduais – Pastor Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Marta Gonçalves e Dra. Silvana – por envolvimento em fraude na cota de gênero. Ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cassação teve origem em maio deste ano, quando os políticos foram alvo de investigação devido à inscrição de candidaturas fictícias de mulheres na nominata em que concorreram. Conforme estabelecido por lei, o partido deve atender à cota mínima de 30% de candidaturas femininas. De acordo com a decisão, o PL teria registrado três candidaturas femininas fraudulentas: Andrea Moura Fernandes, Maria Meiriane e Marlúcia Barroso, todas as quais afirmaram não ter interesse em participar do pleito e, portanto, não conduziram campanha eleitoral.

Ao todo, quatro ações foram movidas contra o PL no TRE-CE, sendo duas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), uma pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e outra pela então candidata do Psol, Adelita Monteiro.

Entre os parlamentares cassados, destaca-se Pastor Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes (PL-CE). Ambos desempenharam papel ativo na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Alcides, que é pastor da Assembleia de Deus e cantor evangélico, conquistou mais de 79,2 mil votos em seu primeiro cargo eletivo como deputado estadual.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES