Lei das cotas ignorada: Senado prejudica negros aprovados em concurso

Segundo o MPF, a Casa realizou nomeações inadequadas ao incluir candidatos negros que seriam aprovados independentemente das cotas

Descumprimento da lei cotista | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal (MPF) afirma que o Senado prejudicou candidatos negros aprovados no último concurso para o cargo de analista legislativo, descumprindo a lei que a própria Casa ajudou a aprovar em 2014. Segundo o MPF, o Senado realizou nomeações inadequadas ao incluir candidatos negros que seriam aprovados independentemente das cotas, reduzindo assim as vagas disponíveis para esse público.

A legislação determina que candidatos pretos e pardos que tenham nota suficiente para serem aprovados por ampla concorrência devem ser excluídos da lista de cotas. No entanto, o Senado adotou uma abordagem oposta, incluindo candidatos negros que, apesar de se qualificarem pela concorrência geral, foram contabilizados nas cotas.

Leia Mais

O parecer do MPF foi dado como parte de uma ação movida pela Educafro, uma organização dedicada à inclusão no ensino superior, e por quatro candidatos que se sentiram prejudicados. O processo está em tramitação na Justiça Federal do Distrito Federal.

O concurso em questão convocou 42 pessoas para o cargo de analista legislativo com especialidade em administração, realizado no segundo semestre do ano passado. Dos oito candidatos negros nomeados, seis estavam entre os 42 primeiros colocados e seriam classificados independentemente das cotas. O MPF argumenta que o Senado errou ao não remover esses candidatos da lista de cotas e, assim, deixar espaço para mais seis candidatos negros.

A procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, que assina o documento, afirma que a metodologia usada pelo Senado reduz o número de candidatos pretos e pardos aprovados e limita o alcance das cotas em concursos públicos.

A lei de cotas em concursos públicos, aprovada em 2014 pelo Congresso, reserva 20% das vagas para candidatos negros, mas não limita o número de aprovados ao percentual.

Inclusão usada para exclusão

O Senado justificou suas ações, argumentando que a lei não especifica o procedimento para as nomeações e afirmou que decidiu convocar um candidato negro a cada três vagas para cumprir o percentual estabelecido em lei.

Desde que o caso veio a público, a Educafro alega que o Senado transformou o piso de 20% de vagas reservadas para negros em um teto, tornando o critério inclusivo em um critério de exclusão. A entidade defende que o Senado deveria adotar a interpretação mais benéfica para os candidatos negros, uma vez que a intenção da lei é aumentar sua representatividade no funcionalismo público.

O Senado reafirmou que a metodologia usada para a convocação dos analistas legislativos está correta e que cumpre integralmente a legislação referente às cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência. A instituição argumenta que sua abordagem busca garantir a estabilidade e a previsibilidade na lista de nomeações, assegurando a melhor colocação de cada candidato, seja através da ampla concorrência ou por meio das cotas.

A FGV Conhecimento, responsável pela realização do concurso, afirmou que cumpriu as normas estabelecidas no edital e que qualquer pedido de informação sobre a convocação deve ser direcionado ao Senado Federal.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES