Lesa Pátria: PF prende 2 empresários acusados de financiar atos golpistas

Os mandados abrangem São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais

Nova fase da Lesa Pátria | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que resultaram em danos às sedes dos Três Poderes. A ação visa cumprir 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva.

Segundo apuração, os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, ambos sócios da rede Melhor Atacadista do Distrito Federal, foram capturados pela PF por financiar os acampamentos bolsonaristas em Brasília. Em nota, a defesa dos empresários informou que "não obteve acesso à decisão".

Leia Mais

Adauto Lúcio de Mesquita - Foto: Reprodução"A realização de apurações pelo Estado é considerada válida, e os investigados veem agora a oportunidade de elucidar completamente as questões em aberto", disse o texto.

Joveci Xavier de Andrade - Foto: ReproduçãoJoveci de Andrade foi indiciado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1. O crime atribuído ao empresário foi o de incitação ao crime. Em depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do DF, ele negou que tenha financiado o acampamento e disse estar arrependido de ter ido à manifestação radical, à qual classificou como “estupidez”.

Os mandados abrangem São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Haverá prisões em São Paulo e no Distrito Federal, enquanto sete alvos deverão ser monitorados por tornozeleira eletrônica. A operação também inclui 24 mandados de busca e apreensão em vários estados.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abrange o bloqueio de bens dos investigados, visando ressarcir danos ao patrimônio público, estimados em mais de R$ 40 milhões.

Para mais informações,acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES