Lula celebra 7 de Setembro ao lado de chefes de Poderes e ministros

O ministro Wellington Dias usou suas redes sociais para prestigiar o desfile cívico-militar

Lula ao lado de autoridades políticas e militares | Igo Estrela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença no primeiro desfile da Independência de seu terceiro mandato, em meio a uma crise ministerial e esforços de pacificação com as Forças Armadas. O evento, que reuniu os líderes dos Três Poderes e até a mesma figura emblemática de Zé Gotinha, teve início pontualmente às 09 horas da manhã deste 7 de setembro.

Acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente petista desfilou em um carro aberto, obedecendo a uma programação oficial que durou cerca de 2 horas e incluiu um imponente cortejo militar.

Leia Mais

Na tribuna de honra, Lula assistiu à manifestação cívico-militar ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

Enquanto isso, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), localizado em sua base eleitoral em Alagoas, espera retornar à capital federal no início da próxima semana.

Em meio a uma reforma ministerial, o presidente contou com o apoio de grande parte de seu primeiro escalonamento, incluindo o ministro Márcio França, que trocou a pasta de Portos e Aeroportos por um recém-criado Ministério de Micro e Pequenas Empresas e estava presente na tribuna de honra.

Antes da cerimônia de abertura, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, expressou seus agradecimentos à agora ex-ministra do Esporte, Ana Moser. No entanto, Moser foi embarcado em um avião de Brasília com destino a São Paulo na manhã desta quinta-feira.

Além de Padilha, diversos outros ministros participaram do evento, como Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) , Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Nas redes sociais, Wellington Dias expressou sua alegria e satisfação em se fazer presente no desfile que relembra e reitera a soberania da unificação do povo brasileiro. “Dia histórico para o Brasil! Foi bonito ver o movimento hoje em todo Brasil. Gente que acredita que um país melhor só se constrói com democracia, soberania e união. Viva o Brasil e os brasileiros!”, publicou no Facebook junto a imagens de momentos marcantes do desfile.

Também presentes na cerimônia estavam Geraldo Alckmin (vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho) e Renan Filho (Transportes).

Apesar da ausência notável de dois dos principais ministros de Lula, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Fernando Haddad (Fazenda), que optaram por se manifestar através das plataformas digitais, o evento contou com cerca de 200 convidados, incluindo membros do governo federal e representantes das Forças Armadas.

O governo estimou que aproximadamente 30 mil pessoas se reuniram para assistir ao desfile militar, à exibição da Esquadrilha da Fumaça e às inovações propostas para este ano sob o tema “Democracia, soberania e união”. Após quatro anos de politização dos dados, o presidente Lula buscou resgatar o caráter cívico e nacional da tranquilidade, em contraponto às celebrações ocorridas durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES