Lula fará balanço e pode cortar ministros que viajam muito e produzem pouco

A reunião ministerial ocorrerá na próxima quarta-feira (20/12), destinada a realizar uma avaliação abrangente do desempenho do governo ao longo do ano

Presidente Lula (PT) | Paulo Lopes/Folha Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendou uma reunião ministerial para a próxima quarta-feira (20/12), destinada a realizar uma avaliação abrangente do desempenho do governo ao longo do ano. Com 38 ministros presentes, cada um terá o tempo de oito minutos para apresentar um balanço das atividades realizadas em 2023 e os planos para o ano seguinte. Contudo, o ponto focal será a análise do presidente sobre o trabalho de sua equipe ministerial.

Embora tenha expressado satisfação com o desempenho do governo, Lula tem expressado descontentamento em relação a determinadas pastas. Entre suas preocupações estão os ministérios que, segundo ele, não conseguiram utilizar integralmente os recursos orçamentários destinados a eles. O presidente também manifesta insatisfação com a frequência de viagens de alguns ministros, que, na sua visão, divergem das prioridades estabelecidas no início do mandato.

Visando fundamentar suas cobranças, Lula solicitou à número 2 de Rui Costa na Casa Civil, Miriam Belchior, um relatório detalhado sobre a execução do orçamento dos ministérios e as entregas realizadas por cada um.

Ministérios que mais precisaram fazer uso do orçamento

Na mira das cobranças estão os ministérios da área social, incluindo Educação e Saúde. O Ministério da Educação, por exemplo, utilizou apenas 79% do orçamento anual, enquanto o da Saúde, sob Nísia Trindade, gastou 84%. Apesar de não estarem entre os de menor execução, essas pastas são mais exigidas por serem consideradas áreas-chave pelo presidente. Lula, conforme relatos, esperava que os ministérios sociais já tivessem utilizado 100% dos recursos disponíveis até este momento.

Adicionalmente, Lula recebeu um levantamento sobre as viagens e aparições públicas de seus ministros, revelando que alguns de seus auxiliares viajaram mais para o exterior do que dentro do Brasil. A abordagem sobre esse tema na reunião ainda é incerta, mas há uma grande expectativa em Brasília quanto a uma possível reforma ministerial no início do próximo ano. A performance insatisfatória dos ministros nesta avaliação pode aumentar o risco de perda de seus cargos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES