Senador do PL protocola projeto para limitar os poderes de Lula; confira quais

O bolsonarista propõe alterar a forma de indicação de ministros do STF por meio de projeto de resolução, impactando o regimento interno do Senado

Presidente Lula (PT) | Adriano Machado/REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a aprovação da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado, o senador bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO) apresentou um projeto que busca modificar a forma de escolha dos futuros ministros da Corte. A proposta, que interpreta de maneira peculiar a Constituição Federal de 1988, retira o poder de indicação do presidente da República, atribuindo exclusivamente ao Senado a responsabilidade de indicar e aprovar os ministros do STF.

Segundo a leitura proposta pelo senador bolsonarista, a Constituição não especifica que a indicação é prerrogativa do presidente, argumentando que a "melhor leitura" seria de que tal tarefa pertence aos senadores. Marcos Rogério defende que "fica claro da leitura do dispositivo que, em nenhum momento, o constituinte afirmou que a escolha cabe ao presidente da República. Ao contrário, a melhor leitura do dispositivo é a seguinte: depois de escolhidos e aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal, os ministros do STF serão nomeados pelo presidente da República".

Com base nessa interpretação, o senador propõe alterar a forma de indicação de ministros do STF por meio de projeto de resolução, impactando o regimento interno do Senado.

Mudanças na escolha de ministros do STF: como funcionaria a proposta

O projeto de Marcos Rogério sugere que a indicação de ministros do STF seja realizada pelos senadores através de um processo semelhante a um conclave, o qual é utilizado para a escolha de um novo papa pelos cardeais da Igreja Católica.

Conforme a proposta, cinco dias após a vacância de um dos ministros do STF, os líderes do Senado indicariam nomes avaliados por suas bancadas para a Corte. Esses indicados passariam por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, seriam submetidos a votação no plenário. A votação prosseguiria até que um dos nomes obtivesse maioria absoluta dos senadores (41 votos).

Com vários nomes em consideração, a cada rodada de votação, pelo menos um candidato seria excluído, continuando até que restassem apenas dois nomes. Nesse cenário, ao presidente da República restaria apenas a nomeação do ministro do STF escolhido pelo Senado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES