Lula faz promessa estratégica em sua primeira aparição pública em 2024

O PAC, destacado como uma grande aposta eleitoral para 2024, será uma das principais vitrines de Lula ao percorrer o país para entregar obras e projetos

Presidente Lula (PT) | Reprodução/YouTube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua primeira aparição nas redes sociais em 2024, compartilhou suas prioridades para o ano, concentrando-se nas eleições municipais e planejando viagens pelo país para divulgar projetos importantes do governo.

A imagem, capturada pela primeira-dama Janja da Silva durante uma semana de recesso na base naval de Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, mostra Lula desfrutando de um banho de mar durante seu recesso de fim de ano. O casal retornou de seu período de descanso, previsto para terminar na quarta-feira (3).

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacado como uma grande aposta eleitoral para 2024, será uma das principais vitrines de Lula ao percorrer o país para entregar projetos e, ao mesmo tempo, impulsionar palanques locais. Anunciado em 2023, o Novo PAC tem como meta alcançar investimentos da ordem de 1,68 trilhão de reais nos próximos anos.

Sob a coordenação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo planeja um cronograma de lançamentos e inaugurações no âmbito do PAC, disponibilizando aproximadamente 55 bilhões de reais somente para este ano.

Programas sociais

Apesar dos investimentos expressivos em diversos programas, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, a estratégia de utilizar projetos de impacto eleitoral enfrenta desafios diante das dificuldades para manter o equilíbrio das contas públicas. Tanto Lula quanto o PT já mencionaram a possibilidade de deixar de lado alguns compromissos fiscais para preservar os gastos públicos planejados para 2024, conforme comunicado pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após orientações de Lula e dirigentes do partido.

Em busca de uma retomada após o desempenho aquém do esperado nas eleições municipais de 2020, o PT almeja reeditar o histórico de sucesso, quando chegou a comandar uma em cada três capitais brasileiras. As eleições de 2024 são importantes tanto para o partido quanto para o governo, visando aproveitar os benefícios do comando da máquina federal, angariar votos por meio de programas sociais e outros investimentos, além de capitalizar a imagem de Lula.

A vitória nas principais cidades é crucial para fortalecer o projeto de reeleição em 2026, com Lula à frente, e consolidar uma base parlamentar mais ampla e à esquerda para um eventual quarto mandato progressista do presidente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES