Lula acata sugestões de Marina Silva e veta trechos do 'PL do Veneno'

A nova regulamentação atribui ao Ministério da Agricultura a responsabilidade pela reavaliação dos riscos dos agrotóxicos

Lula e Marina Silva | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com alguns vetos, o projeto de lei conhecido como "PL do Veneno", que visa acelerar o processo de registro de agrotóxicos no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (28/12).

A nova regulamentação atribui ao Ministério da Agricultura a responsabilidade pela reavaliação dos riscos dos agrotóxicos, retirando essa função do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O projeto, que causou divisões no governo Lula, teve o apoio do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e a oposição da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Lula acatou sugestões de Marina, vetando trechos que retirariam atribuições de análise técnica dos órgãos competentes e as transfeririam para o Ministério da Agricultura.

Justificativa dos vetos

O presidente justificou seus vetos apontando inconstitucionalidade, contrariedade ao interesse público e risco aos direitos à vida, saúde e meio ambiente ecologicamente equilibrado.

A lei sancionada (nº 14.785) estabelece a obrigatoriedade da avaliação dos riscos dos produtos na saúde humana e no meio ambiente, considerando fatores econômicos e sociais. Produtos considerados de risco inaceitável serão proibidos de obter registro.

A aceleração no processo de licenciamento dos agrotóxicos inclui prazos específicos para registros, com produtos novos sendo registrados em até 24 meses e agrotóxicos com fórmulas idênticas aprovadas em 60 dias.

Lula também vetou a dispensa das empresas de incluírem nas embalagens o próprio nome e um aviso sobre a não reutilização do recipiente, argumentando que isso poderia incentivar a desinformação ao consumidor.

O presidente justificou a maioria dos vetos com base em pareceres dos ministérios de Meio Ambiente, Fazenda, Trabalho, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU).

O projeto, que tramitou por 24 anos no Congresso, foi aprovado no Senado em novembro, após negociações com ruralistas e alas progressistas do governo. A bancada ruralista considera os vetos "incoerentes" e planeja contestá-los no Congresso Nacional.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES