Lula irá se reunir com Pacheco e Alcolumbre para avaliarem o caso de Zanin

Indicado para uma vaga no STF, Cristiano Zanin terá possibilidade avaliada em reunião nesta segunda-feira (19).

Advogado Cristiano Zanin e o presidente Luís Inácio Lula da Silva | Reprodução - Foto: Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações do governo federal, nesta segunda-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá se reunir juntamente com o presidente do SenadoRodrigo Pacheco (PSD-MG) e também com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para que possam avaliar a situação de Cristiano Zanin, em relação a sua indicação para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), feita pelo atual presidente da república. 

O encontro em questão está marcado acontecer nesta segunda-feira (19), no Palácio do Alvorada. Será tratado na reunião, um parecer sobre as articulações do nome de Cristiano Zanin, que será sabatinado na próxima quarta-feira (21), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, justamente neste dia, o presidente Lula estará em Roma, na Itália, onde se reunirá com o Papa Francisco.

A indicação de Cristiano Zanin a vaga foi confirmada dia 1º de junhoe que embora o nome do advogado já corresse pelos bastidores do Palácio do Planalto, Zanin tem um certo conhecimento por ter sido o advogado de Lula durante a Operação Lava Jato, sendo o responsável por reverter a condenação do atual presidente do Brasil.

Na última semana, Zanin acelerou os movimentos de sua campanha no Senado, onde inclusive, já estabeleceu uma meta de apoio. De acordo com informações sobre o decorrer do caso, o advogado, que atualmente precisa de pelo menos 41 votos para ter sua nomeação chancelada, afirmou que quer chegar a 55 votos favoráveis, entre todos os 81 senadores.

Apesar de parecer ganancioso, o número pode ser ainda maior, se receber o apoio da base de oposição. O magistrado tem se reunido com senadores de outros partidos como uma forma de garantir uma votação expressiva na Casa. A expectativa do governo federal é que ocorra uma aprovação fácil na CCJ e que tenha pelo menos 55 votos no plenário no Senado. Após receber o resultado da votação na comissão, o presidente Pacheco pretende ainda colocar a indicação em votação na quarta-feira desta semana.

Nos últimos dias, o Planalto tem agilizado para que a nomeação de indicações de parlamentares para cargos de segundo e terceiro escalão no governo ocorra logo, visando um apoio no Legislativo. O presidente Lula deve ainda conversar com os senadores sobre as relações do governo com o Congresso Nacional. 

Na última semana, Lula já havia se reunido com Arthur Lira (Progressistas-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e em reunião ambos apontaram as possíveis soluções para que haja uma melhoria na relação entre o governo e os parlamentares. Apesar de ser um dos principais articuladores de Lula no Senado, o senador Davi Alcolumbre deve ainda cobrar a nomeação de Rodrigo Pacheco para a cadeira de Rosa Weber, que se aposentará do Supremo Tribunal em setembro deste ano.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES