Lula negocia reforma administrativa com vetos para evitar 'atropelo' do Congresso

O governo pretende aproveitar a votação da reforma administrativa para encerrar a questão dos salários milionários

Lula, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante dos sinais emanados pelo Congresso, o governo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se mobiliza para discutir uma potencial reforma administrativa a partir da retomada das atividades legislativas, programada para fevereiro.

A estratégia visa evitar que o governo seja "atropelado" pelo Parlamento na condução dessa discussão. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), demonstra interesse em liderar a aprovação dessa reforma, a qual também conta com respaldo no Senado.

Conforme relatam assessores de Lula, a falta de negociação por parte do governo pode resultar na aprovação da versão do Congresso para a reforma. A proposta atual em andamento é oriunda do governo Bolsonaro e não conta com o apoio do PT.

Ministros do governo atual argumentam que a simples oposição e tentativa de bloqueio do texto não serão suficientes. Na composição atual do Congresso, marcada por uma postura mais conservadora e liberal, a reforma administrativa goza de amplo apoio.

Durante a campanha de 2022, Lula se comprometeu a realizar uma reforma administrativa como resposta às críticas do então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

Priorização de temas urgentes

Em 2023, o governo Lula conseguiu postergar essa discussão no Congresso ao priorizar temas mais urgentes, como a reforma tributária e o arcabouço fiscal. Agora, a Câmara sob o comando de Lira volta suas atenções para a reforma administrativa.

Essa proposta alinha-se com a visão do mercado de redução dos gastos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal.

Um assessor de Lula concorda com a crítica frequente de que, até o momento, o governo concentrou-se principalmente em medidas para aumentar a arrecadação, avançando pouco nas iniciativas para cortar gastos. Segundo esse assessor, o Executivo está sendo cobrado e terá que apresentar respostas.

O governo pretende aproveitar a votação da reforma administrativa para encerrar a questão dos salários milionários. Já existem propostas nesse sentido tramitando no Congresso, contando inclusive com o apoio do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A expectativa entre os aliados de Lula é incluir o fim dos supersalários no pacote durante as discussões da reforma administrativa.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES