Mídia de Portugal reage a Lula: “Depois da tempestade Bolsonaro, a bonança”

A visita de Lula a Portugal é vista pela imprensa local como um sinal de uma nova abordagem nas relações entre os dois países, após um período de tensão durante o governo de Jair Bolsonaro.

Imprensa de Portugal repercute visita de Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua primeira agenda oficial na Europa desde sua posse em janeiro, a visita do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Portugal tem recebido ampla cobertura na imprensa local, com destaque para o tom positivo das notícias.

O Diário de Notícias, um dos principais jornais de Portugal, classificou o encontro como "Depois da tempestade Bolsonaro, a bonança, com ruídos, sob Lula". O periódico ressalta o novo momento na relação entre os dois países, destacando a animosidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornal mencionou os atritos de Bolsonaro e seu ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com países como China, Noruega, França e países árabes, e sua relação de idolatria com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia Mais

O site Público PT também abordou as críticas feitas pelo atual líder do Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um editorial, o colunista David Pontes indicou: "Com o anterior ocupante do Palácio da Alvorada, quase não houve diálogo, não houve qualquer cimeira bilateral, nem nenhuma visita de Jair Bolsonaro a Portugal. Um distanciamento que culminou em julho do ano passado com o desmarcar de um almoço entre os dois chefes de Estado da altura".

Os meios de comunicação SIC Noticias e JN Portugal destacaram os 14 acordos bilaterais assinados durante a visita de Lula, que abrangem áreas como educação e combate ao crime, ressaltando a integração entre os dois países em uma série de pautas. O compromisso do Brasil e Portugal com a paz na Guerra da Rússia com a Ucrânia também foi mencionado.

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

'Nunca igualei os dois países, a Rússia errou', diz Lula em Portugal

Lula em Portugal: Embraer produzirá Super Tucano em parceria com Ogma

A visita de Lula a Portugal é vista pela imprensa local como um sinal de uma nova abordagem nas relações entre os dois países, após um período de tensão durante o governo de Jair Bolsonaro. As perspectivas de cooperação e diálogo entre Brasil e Portugal são destacadas como uma mudança positiva em comparação com a postura do governo anterior, e a imprensa portuguesa acompanha de perto os desdobramentos desse encontro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES