Monark deve ser ouvido pela Polícia Federal sobre atos do dia 8 de janeiro

O youtuber Monark deve ser ouvido pela Polícia Federal, nos próximos dias, após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Monark foi proibido, pelo ministro do STF, de espalhar fake news sobre a atuação do STF ou do TSE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O youtuber Bruno Monteiro Aiub, o Monark, deve ser ouvido pela Polícia Federal nos próximos dias, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tomar o depoimento no âmbito do inquérito que investiga os atos que culminaram na invasão da sede dos três Poderes da República, no dia 8 de janeiro deste ano. A PF terá o prazo de cinco dias, segundo determinação do ministro do STF. 

Nessa quarta-feira (14), o ministro proibiu Monark de espalhar fake news sobre a atuação do STF ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada no âmbito da mesma apuração, sobre os atos antidemocráticos. Moraes citou que, apesar de ter contas em redes sociais bloqueadas, Monark criou um canal na rede Rumble e perfis alternativos em outras redes. No Rumble, disse que o "TSE está censurando gente" e questiona se há "maracutaias acontecendo nas urnas". A pena para o descumprimento é multa de R$ 10 mil. 

Monark se tornou conhecido por fazer vídeos de Minecraft no seu canal no Youtube "RandonsPlays" e passou a integrar o Flow Podcast, ao lado de Igor "3K" Coelho, até 2022, quando foi desligado do programa, após defender a existência de um partido nazista, o que é proibido por lei. Após as críticas, Monark pediu desculpas e disse que estava bêbado quando fez o comentário. As declarações do comunicador tiveram repercussão internacional. 

Na época, Augusto Aras, procurador-geral da República, abriu investigação, para averiguar se Monark e Kim Kataguiri cometeram o crime de apologia do nazismo durante o episódio. O apresentador também passou a ser investigado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e pela Polícia Civil pelo mesmo crime.

Em novembro de 2022, ele teve o canal do YouTube desativado após decisão judicial. A rede disse que a medida foi tomada em cumprimento de decisão do TSE. Em janeiro deste ano, o Twitter dele foi derrubado por decisão judicial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES