Moraes desabafa e diz que foi transformado em vilão de 'carne, osso e sem cabelo'

O ministro tornou-se um dos principais alvos de Bolsonaro e seu círculo político

Ministro Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (06), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou, durante sua participação em um evento promovido pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), que foi transformado em "vilão" por forças políticas brasileiras. Em um discurso no qual abordou a atuação da extrema direita no Brasil e no mundo, o magistrado enfatizou a necessidade de "personificar o inimigo" para atacar as instituições.

"Você falar de uma instituição fica um pouco etéreo. Você tem que personificar. Você tem que achar dentro da instituição um inimigo de carne e osso, porque aí você personifica. No caso do Brasil, foi carne, osso e sem cabelo. Um preconceito. E aí você vai batendo, vai batendo. Porque dá Ibope. Vira uma novela", explicou Moraes.

Leia Mais

Atualmente presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e responsável pela relatoria de diversas ações relacionadas a Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados no STF, Moraes tornou-se um dos principais alvos do ex-presidente e seu círculo político. Durante as celebrações do Sete de Setembro em 2021, o então chefe do Executivo chegou a chamar o magistrado de "canalha" e afirmou que não mais cumpriria decisões judiciais dele.

Durante sua intervenção no evento, Moraes também abordou o poder das redes sociais e sua capacidade de disseminar desinformação em larga escala. O ministro destacou a radicalização do discurso político e comparou o funcionamento dos algoritmos dessas plataformas a uma "lavagem cerebral"

"[O objetivo é] transformar o eleitor em massa de manobra. Transformar o eleitor, lamentavelmente, em um fanático político. Foi assim que começou o algoritmo", resumiu Moraes.

Ataque à democracia

O magistrado também tratou do que chamou de "ataque à democracia" por parte de representantes da extrema direita em todo o mundo, citando a narrativa da "ameaça comunista" frequentemente utilizada pelo bolsonarismo e seu impacto no eleitorado brasileiro.

"Impressionante como o comunismo dá Ibope, né? 99% das pessoas que falam nem sabem o que é comunismo. O 1% que sabe, sabe que não existe mais comunismo. A China é comunista, mas é mais capitalista do que nós. O Putin é o rei do comunismo? (Quando) você fala em comunismo, principalmente pessoas mais velhas, é um negócio... (Quando perguntadas) por que são contra tal coisa, (respondem): 'Porque vão instalar o comunismo no Brasil'", disse Moraes.

No decorrer de seu discurso, Moraes fez referência aos ataques golpistas de 8 de janeiro, tratando-os como mais um capítulo da "ameaça à democracia". O magistrado enfatizou a resistência das instituições brasileiras e celebrou o dia 5 de outubro, data da promulgação da Constituição Federal, que completou 35 anos nesta quinta-feira (05).

"Recentemente, o Brasil sofreu ataques à democracia. Não só o Brasil. A fórmula de ataque à democracia, que surgiu na extrema direita norte-americana, foi aplicada primeiro na Hungria, Polônia, Turquia... Uma tentativa na Itália, na Espanha, em outros países na América Latina e no Brasil", enumerou Moraes, antes de concluir:

"E as instituições brasileiras souberam responder. Tivemos eleições, tivemos posse, tivemos o dia 8 [de janeiro] e estamos aqui no dia 6 de outubro na democracia e no Estado de Direito graças ao fortalecimento institucional que foi realizado em 5 de outubro e esse crescimento institucional de órgãos de Estado, órgãos de governo".

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES