Moraes determina que PF faça perícia em imagens do 8 de janeiro da GSI

A Polícia Federal terá um prazo de 30 dias para concluir a perícia nas imagens do Palácio do Planalto

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão plenária do STF | Nelson Jr./SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal (PF) que realize, em até 30 dias, perícia nas imagens captadas pelas câmeras do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo ocorridos em Brasília. O material foi enviado ao ministro pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República, para subsidiar a investigação que apura a conduta de ex-agentes do GSI na contenção dos atos.

A invasão do Palácio do Planalto e os atos de vandalismo ocorridos no local têm sido objeto de intensa investigação. Em maio deste ano, imagens divulgadas pela imprensa mostraram o general de Exército Gonçalves Dias e outros funcionários do GSI no interior do prédio, enquanto vândalos quebravam as instalações do edifício. As imagens causaram grande repercussão e levaram à exoneração do general da chefia do GSI.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes de determinar a perícia nas imagens do Palácio do Planalto visa aprofundar a investigação dos atos de vandalismo e identificar os responsáveis. A perícia poderá ser fundamental para determinar as circunstâncias da invasão e dos atos de vandalismo, assim como esclarecer o papel desempenhado pelos agentes do GSI durante a contenção dos manifestantes.

Leia Mais

A Polícia Federal terá um prazo de 30 dias para concluir a perícia nas imagens do Palácio do Planalto. A investigação conduzida pela PF terá como objetivo identificar os envolvidos nos atos de vandalismo, incluindo eventuais agentes do GSI que possam ter tido participação no episódio.

O caso tem gerado grande repercussão e colocado em xeque a segurança do Palácio do Planalto, que é a sede do poder executivo federal. A perícia nas imagens poderá ajudar a esclarecer os fatos ocorridos e permitir que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para garantir a segurança do prédio e das pessoas que trabalham no local.

Em suma, a determinação do ministro Alexandre de Moraes de realizar a perícia nas imagens do Palácio do Planalto representa um passo importante na investigação dos atos de vandalismo ocorridos em Brasília. A perícia poderá fornecer informações cruciais sobre a invasão e os responsáveis pelos atos, assim como esclarecer o papel dos agentes do GSI durante a contenção dos manifestantes. Resta aguardar o resultado da perícia para que sejam tomadas as medidas cabíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES