General Amaro assume comando do GSI em nomeação oficial de Lula

Ricardo Cappelli, que estava no comando de forma interina, volta a ser secretário-executivo do Ministério da Justiça

O general Antonio Amaro, novo ministro-chefe do GSI | Marcos Corrêa/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou oficialmente o general Marcos Antônio Amaro dos Santos como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (4). 

O general Amaro assume o cargo deixado pelo general Gonçalves Dias, que renunciou em 19 de abril após imagens de sua presença e de outros militares do GSI durante os ataques golpistas em Brasília em 8 de janeiro. A nomeação foi feita pelo presidente em uma reunião realizada na manhã de quarta-feira (3). 

Antes disso, Ricardo Cappelli ocupava o cargo interinamente e agora voltará ao cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Desde que assumiu o cargo interinamente, Cappelli já planejou uma reestruturação no GSI e exonerou pelo menos 146 funcionários do gabinete no final de abril.

Leia Mais

Perfil do novo comandante

General Amaro já foi comandante do GSI no final do governo de Dilma Rousseff, deixando o cargo logo após o impeachment da presidente, em maio de 2016. A instituição chamava na época de Casa Militar.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), o general da reserva ficou responsável pelo comando militar do Sudeste e assumiu o posto de chefe do Estado-Maior do Exército. O cargo era ocupado por ele até maio de 2022. Amaro entrou para a reserva do Exército apenas em janeiro deste ano.

A escolha de general Amaro ainda era incerta no governo de Lula. Os integrante do governo discutiam se a melhor escolha para o cargo seria um civil ou um militar, sendo cogitado até a extinção do GSI.

Desde a posse do presidente da República, o órgão vem sofrendo um esvaziamento. A motivação se deve pelo mapeamento feito pelo governo, que identificou diversos integrantes da oposição no órgão. Cerca de 87 pessoas foram exoneradas. 

No momento, a segurança de Lula é feita pela Polícia Federal, além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ser transferida para a Casa Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES