'Muro já': separatistas do Sul aplaudem Zema e exigem separação do país

Uma imagem do mapa do Brasil com a frase “muro já” dividindo os estados do Sul e do Norte foi amplamente compartilhada nas redes sociais

Frente pró-Sul e Sudeste | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A iniciativa de formar uma frente política que defende o "protagonismo" dos estados do Sul e Sudeste, recentemente anunciada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem sido apoiada por grupos que advogam pela separação definitiva entre as regiões Sul e Norte do Brasil.

Em uma entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" no último domingo (06), Zema revelou a criação do novo Consórcio Sul-Sudeste (Cossud) e usou a metáfora de um produtor rural que favorece vacas produtivas em detrimento das que produzem pouco para comparar as regiões do país. As primeiras seriam representadas pelos estados do Norte e Nordeste, enquanto as últimas pelos estados do Sul e Sudeste.

Leia Mais

As declarações, que causaram grande repercussão em Brasília, também têm gerado debates acalorados nas redes sociais. Uma imagem do mapa do Brasil com a frase "muro já" dividindo os estados do Sul e do Norte, acompanhada da mensagem "força Zema, apoiamos você", foi amplamente curtida e compartilhada no X (antigo Twitter), acumulando quase 10 mil interações.

Imagem compartilhada quase 10 mil vezes no Twitter junto a falas de Zema | Fonte: Reprodução

Um grupo separatista paulista, em sua página no Facebook, reagiu à entrevista do governador ultraliberal com a seguinte afirmação: "Já passou da hora de pensarmos na possibilidade de independência dos Estados do Sul e Sudeste. Chega de pagar a conta de Estados que não querem nada a não ser sugar até a última gota de sangue de quem trabalha e produz." O grupo também compartilhou um link para a entrevista.

Constituição adverte

Contudo, vale ressaltar que a Constituição Federal brasileira não permite a independência dos estados.

Diante da questão sobre o apoio de movimentos separatistas às declarações de Zema, o governo de Minas Gerais respondeu com um tweet em que o governador afirma que "a união do Sul e Sudeste jamais será para diminuir outras regiões".

O debate em torno do separatismo ganha impulso também em relação a um mapa do Brasil que circula em grupos no Telegram, excluindo completamente os estados acima de Minas Gerais, e acompanhado por hashtags que advogam pela independência do Sul do país.

Mapa compartilhado nas redes sociais exclui parte do territorio nacional | Fonte: Reprodução

Nesse contexto, movimentos separatistas compartilham a fala de Zema em defesa do que chamam de "Brasil do Sul" ou "Confederação Sul-Sudeste" – uma proposta de divisão política definitiva no país.

Movimento separatista

Nãna Freitas, presidente do Movimento "O Sul é o Meu País", que há quase três décadas defende a separação de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil, destaca a compatibilidade de suas bandeiras com as falas de Zema: "A bandeira deles é uma das nossas há 31 anos."

Freitas ressalta que sua organização busca agir de maneira democrática e dentro das possibilidades constitucionais. O primeiro artigo da Constituição estabelece a República Federativa do Brasil como a união indissolúvel de Estados, Municípios e do Distrito Federal. O pacto federativo é um princípio fundamental da Constituição e só poderia ser alterado mediante a promulgação de uma nova Carta Magna.

Estados do Sul

Zema explicou ao "Estadão" que os governadores do Sul e Sudeste estão se unindo para buscar um "protagonismo" político e econômico no Congresso Nacional. A formação do Cossud visa defender a região contra o que o governador considera um tratamento privilegiado para outras áreas do país.

Zema destaca a criação de um fundo para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, questionando a ausência de medidas semelhantes para o Sul e Sudeste. Ele enfatiza que é necessário tratamento igualitário para todas as regiões e que a intenção não é diminuir outras partes do Brasil.

O governador observa que Sul e Sudeste representam 56% da população e 70% da economia do país, porém, até agora, têm agido de forma desarticulada no Congresso. Zema destaca a necessidade de união para impulsionar os interesses da região.

Apoio às declarações de Zema também veio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), que enfatizou a importância da unidade para fortalecer o Brasil como um todo. Leite esclarece que as palavras do ultraliberal não estão relacionadas a uma frente de estados contra estados ou região contra região.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES