Paulo Gonet toma posse e diz que MP 'não busca palco nem holofote'

Gonet ressaltou a responsabilidade do MP como 'corresponsável pelos direitos fundamentais individuais e coletivos, liberdade e manutenção da democracia

Cerimônia de posse de Paulo Gonet | Cinthia Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao tomar posse nesta segunda-feira (18), o novo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, destacou o compromisso do Ministério Público Federal (MPF) com a preservação da democracia no país. Gonet ressaltou a responsabilidade do MP como "corresponsável" pelos direitos fundamentais individuais e coletivos, liberdades públicas, e pela manutenção da democracia, conforme estabelecido pela Constituição de 1988.

Cerimônia de posse de Paulo Gonet à PGR | Foto: Cinthia LagesEm seu discurso, Gonet abordou a importância de resgatar os altos valores constitucionais que fundamentaram a criação do MPF. Ele enfatizou que a instituição não tem o papel de formular políticas públicas, mas sim de garantir a efetiva implementação das políticas definidas pelos poderes eleitos.

Cerimônia de posse de Paulo Gonet à PGR | Foto: Cinthia LagesO novo chefe do MPF também ressaltou a necessidade de harmonia entre os poderes, fundamentada no respeito mútuo, para o funcionamento eficaz do Estado Democrático de Direito. Gonet evitou buscar "palco nem holofotes", reforçando a importância da atuação técnica, fiel às atribuições constitucionais.

Cerimônia de posse de Paulo Gonet à PGR | Foto: Cinthia LagesPara promover a harmonia interna na PGR, sem mencionar nomes específicos, Gonet destacou a importância do bom funcionamento dos "órgãos de coordenação e disciplina", sinalizando a intenção de pacificar a divisão interna que surgiu no Ministério Público nos últimos anos, especialmente em relação à operação Lava Jato.Indicado pelo presidente Lula, Paulo Gonet, aprovado pelo Senado na semana passada, busca pacificar as divergências internas, promover a unificação da categoria e virar a página da gestão anterior, que enfrentou atritos com os procuradores da Lava Jato e foi criticada por alegada leniência com o governo Bolsonaro. Gonet é reconhecido como um legalista e buscará conciliar diferentes perspectivas dentro do Ministério Público, fortalecendo a instituição e sua imagem.Cerimônia de posse de Paulo Gonet à PGR | Foto: Cinthia LagesPara mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES