PF apreende computador da Abin com Carlos Bolsonaro; situação se complica!

O responsável pela autorização dos mandados é o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Carlos Bolsonaro na mira da PF | Divulgação/Câmara do RJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã de segunda-feira (29), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão, resultando na apreensão de um computador vinculado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em posse do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação teve como foco possíveis destinatários de informações coletadas de forma ilegal pela Abin.

O responsável pela autorização dos mandados é o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. As investigações da Polícia Federal levantam suspeitas de que, durante o mandato de Jair Bolsonaro, a Abin teria atuado como um canal de coleta de informações de maneira ilegítima, sem a devida autorização judicial. 

Leia Mais

Além disso, há indícios de que a agência também teria fornecido informações falsas, posteriormente disseminadas por perfis ligados à extrema direita, com o objetivo de difamar instituições e autoridades.

Os mandados foram executados em diferentes localidades, totalizando nove ações:

  1. Rio de Janeiro (RJ): 5
  2. Angra dos Reis (RJ): 1
  3. Brasília (DF): 1
  4. Formosa (GO): 1
  5. Salvador (BA): 1

A busca realizada em Angra dos Reis ocorreu no mesmo local onde Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais no último domingo (28). O ex-presidente e seus filhos estavam na residência pela manhã e deixaram o local utilizando uma embarcação.

Carlos Bolsonaro, atualmente vereador e em seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio, foi mencionado por Mauro Cid, ex-braço-direito de Jair Bolsonaro, como o responsável pelo chamado "gabinete do ódio". Esta estrutura paralela, segundo as alegações, foi montada no Palácio do Planalto para atacar adversários e instituições, incluindo críticas ao sistema eleitoral brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES