Piauí é o 2º do Nordeste em proporção de vereadoras; confira os dados!

No âmbito do legislativo estadual do Piauí, a representação feminina é ainda mais baixa, com apenas quatro mulheres entre os 30 deputados eleitos em 2022.

Mulheres representam 17% da Câmara de Teresina | ASCOM/CMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou o Piauí como o estado nordestino com a segunda maior proporção de vereadoras, atrás somente do Rio Grande do Norte. Das 2.144 cadeiras nos legislativos municipais das 224 cidades piauienses, 429 são ocupadas por mulheres, o que corresponde a 20%. Este destaque no cenário local contrasta com a representação feminina em esferas mais amplas, onde a presença feminina se mostra mais escassa.

No cenário federal e estadual, a representação das mulheres é significativamente menor. No Senado Federal, entre os três senadores do Piauí, não há nenhuma mulher eleita para o cargo principal, apenas Jussara Lima (PSD) assumindo como suplente. A nível nacional, das 81 cadeiras no Senado, apenas 15 são ocupadas por mulheres, representando 18%. Na Câmara dos Deputados, a situação não é muito diferente, com apenas 91 mulheres entre os 513 deputados, equivalendo também a 18% do total. A saída de Rejane Dias, única deputada federal eleita pelo Piauí em 2022, para assumir um cargo no Tribunal de Contas do Estado, deixou o Piauí sem representantes femininas na Câmara, situação compartilhada com outros três estados brasileiros.

Leia Mais

No âmbito do legislativo estadual do Piauí, a representação feminina é ainda mais baixa, com apenas quatro mulheres entre os 30 deputados eleitos em 2022, o que representa 13% do total. Na capital, Teresina, a representatividade feminina no parlamento municipal é ligeiramente maior, com cinco das 29 cadeiras ocupadas por vereadoras, ou seja, 17%.

As eleições municipais de 2020 revelaram que, dos 222 municípios do Piauí, somente 28 elegeram mulheres para as prefeituras, representando 12,6% do total. Esse cenário reforça a necessidade de esforços contínuos para aumentar a representação feminina na política, garantindo maior equidade e diversidade nas esferas de poder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES