PL das Fake News volta à Câmara e retoma batalha e alianças entre deputados

O projeto determina a atuação diligente dos provedores para prevenir e mitigar práticas ilegais, incluindo crimes contra o Estado Democrático de Direito

Projeto antifake | Igo Estrela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde maio, encontra-se pronto para votação, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2630/2020, popularmente conhecido como "PL das Fake News", um importante marco legislativo que visa combater a disseminação de desinformação nas redes sociais. Nesta semana, o projeto está programado para voltar à pauta parlamentar, após ter sido submetido a uma tramitação em regime de urgência desde o dia 25 de abril. Este status especial permite que a proposta seja debatida e votada diretamente em plenário, sem a necessidade de passar por uma comissão especial.

O relator da matéria, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), recentemente se reuniu com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para discutir os próximos passos da tramitação do projeto. No entanto, informações obtidas indicam que ainda não há consenso entre os líderes partidários em relação à aprovação do projeto.

Leia Mais

Um dos principais pontos de divergência em torno do PL das Fake News diz respeito à criação de uma agência reguladora encarregada de monitorar, fiscalizar e aplicar sanções a empresas que operam em redes sociais, plataformas e aplicativos de mensagens. Diante da discordância entre os líderes da Câmara, o relator optou por remover esse dispositivo de seu relatório final.

No entanto, a proposta mantém a ideia de um Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet. Além disso, as gigantes tecnológicas (big techs) manifestaram oposição à iniciativa, argumentando que não houve debate suficiente para a regulamentação desse setor em crescimento.

Em busca de um maior apoio, o relator expressou sua intenção de realizar ajustes no texto do projeto, ressaltando que as negociações estão em andamento por meio de reuniões com outros parlamentares e bancadas. O objetivo é aprimorar o texto por meio de discussões com os colegas.

Oposição impondo obstáculos

Apesar do apoio da ala governista do Congresso, o projeto enfrenta resistência entre siglas bolsonaristas e conservadoras. Frentes parlamentares, como a Evangélica, Católica, Em Defesa da Vida e da Família, Contra o Aborto e Contra a Sexualização de Crianças e Adolescentes, já se posicionaram contrárias à proposta.

Membros da frente evangélica rejeitam a possibilidade de apoiar o projeto, enfatizando a oposição à "censura". Enquanto o ex-presidente do grupo, Sóstenes Calvancante, afirma que eles são contrários a qualquer controle de conteúdo, o atual presidente, Silas Câmara, destaca a importância de avaliar o relatório, assegurando as liberdades de expressão e religiosa.

Os grupos críticos à proposta argumentam que o texto poderia resultar em "censura" no ambiente digital. Além das vozes religiosas, partidos como o Republicanos, Novo e PL orientaram seus membros a votarem contra o projeto.

O Projeto de Lei das Fake News estabelece a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, tendo como objetivo central a moderação obrigatória de conteúdo online. A proposta busca identificar e remover postagens criminosas, impactando plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google e TikTok.

Entre os principais pontos do projeto, destacam-se:

  1. Estabelecimento do princípio da transparência para anúncios e conteúdos pagos;
  2. Proibição de contas inautênticas e contas automatizadas não identificadas;
  3. Possibilidade de exigir confirmação de identificação de usuários e responsáveis pelas contas;
  4. Adoção de procedimentos de moderação, com direito de reparação aos usuários;
  5. Limitação de encaminhamentos de mensagens;
  6. Necessidade de consentimento prévio para inclusão em grupos de mensagens;
  7. Exigência de relatórios trimestrais de transparência;
  8. Criação do Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet.

Além disso, o projeto determina a atuação diligente dos provedores para prevenir e mitigar práticas ilegais, incluindo crimes contra o Estado Democrático de Direito, terrorismo, incitação a suicídio, racismo e outros delitos.

A discussão em torno do PL reflete a complexidade do equilíbrio entre a liberdade de expressão, responsabilidade online e o combate à desinformação nas redes sociais, enquanto líderes parlamentares buscam encontrar um consenso que atenda aos interesses da sociedade e das plataformas digitais.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES