Por apoio a Lula, Lira garante apagar rastro de Bolsonaro na PEC reformista

Nas próximas semanas, o presidente da Câmara pretende iniciar uma força-tarefa para convencer o governo a apoiar a reforma administrativa

Reforma sem Bolsonaro | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), planeja aplicar uma estratégia similar à que utilizou para aprovar a reforma tributária em julho de 2023, desta vez para obter apoio do governo Lula à reforma administrativa. A principal tática adotada por Lira e seus aliados é a chamada "desbolsonorização" da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, ou seja, retirar qualquer influência ou marca do governo Jair Bolsonaro (PL) da proposta.

Nas próximas semanas, o presidente da Casa pretende iniciar uma força-tarefa para convencer o governo a apoiar a reforma. Ele se mostra disposto a apresentar uma nova versão da proposta, caso necessário. estratégia visa afastar o governo Bolsonaro do tema e permitir que Lira possa vender a reforma como uma iniciativa exclusiva do Congresso, assim como fez com a reforma tributária.

Leia Mais

A ideia não seria começar a tramitação do novo texto do zero. Ao invés disso, o plano é anexá-lo à PEC da reforma administrativa que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma comissão especial.

Para angariar apoio, Lira pretende escalonar parlamentares aliados para auxiliá-lo no diálogo com o governo. Um dos aliados envolvidos é o deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que presidiu a comissão especial da reforma administrativa. Ele acredita que a PEC pode ser aprovada por meio do diálogo, buscando compreender as divergências e buscando a convergência entre as partes.

Após ter conseguido a aprovação da reforma tributária antes do recesso parlamentar, Lira deixou claro que sua prioridade na Câmara para o segundo semestre é a reforma administrativa. Com essa estratégia de "desbolsonorização", ele busca avançar com a proposta mesmo diante da resistência inicial do governo Lula.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES