Lula amplia base governista e aceita formar aliança com PP e Republicanos

O Planalto está em processo de negociação com partidos do Centrão, visando ampliar sua base de apoio no Congresso

Novos aliados no Congresso | REUTERS/Adriano Machado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações fornecidas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo Lula tem a intenção de incorporar os partidos Progressistas (PP) e Republicanos à Esplanada dos Ministérios nos próximos 10 dias.

Ainda não foram definidas as pastas que seriam oferecidas às legendas, mas a expectativa é que a questão seja resolvida dentro do prazo mencionado pelo ministro.

Leia Mais

Segundo apuração, o PP está buscando garantias de obter pelo menos um ministério, como o de Desenvolvimento Social (MDS), e também a chefia da Caixa Econômica Federal. Para essas pastas, o partido já possui nomes indicados, sendo André Fufuca (MA) para o ministério e Margarethe Coelho (PI) para a Caixa.

O Planalto está em processo de negociação com partidos do Centrão, visando ampliar sua base de apoio no Congresso, o que inclui oferecer a chefia de ministérios a essas siglas. Em junho, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), argumentou que o governo se mostrou disposto a formar uma base parlamentar concedendo ministérios a partidos como MDB, PSD e União Brasil, portanto, seria natural que essa mesma abordagem fosse aplicada a outras agremiações.

Está prevista uma reunião de Lula com líderes do Centrão nesta semana para tratar desse tema. O partido Republicanos, cujo membro é Tarcísio de Freitas (SP), poderá assumir o Ministério do Esporte, garantindo mais um cargo de segundo escalão.

Posicionamento sobre juros

Alinhado ao discurso de Lula, Rui Costa também está cobrando uma redução na taxa de juros ainda nesta semana. Ele expressa sua expectativa de que a Selic seja reduzida em pelo menos 0,5 ponto percentual. O exemplo citado pelo ministro é o do Chile, que recentemente diminuiu sua taxa de juros em 1 ponto percentual.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá na terça-feira (01) e quarta-feira (02) para tomar sua decisão a respeito da taxa básica de juros.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES