Prefeito Nunes, de São Paulo, gasta 295% a mais em obras não licitadas

A auditoria do TCM destaca que a prefeitura agiu com “insuficiente planejamento” em cerca de 90% das obras analisadas

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) | Intercept Brasil; Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Município (TCM) revelou que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição, é o que mais gastou com obras sem licitação nos últimos 14 anos. O montante alcança R$ 3,7 bilhões entre janeiro de 2022 e outubro de 2023, representando um aumento significativo de 294,5% em relação ao total pago nos anos anteriores.

Os contratos emergenciais, utilizados para resolver problemas antigos da cidade, são alvo de críticas, especialmente após eventos climáticos recentes, como a tempestade que atingiu São Paulo na última sexta-feira (3), deixando diversos bairros sem energia elétrica.

O aumento expressivo nos gastos teve início em 2021, quando Nunes assumiu a administração municipal. A modalidade de obras emergenciais, que não passam por licitação, é permitida em situações urgentes ou de calamidade pública.

A auditoria do TCM destaca que a prefeitura agiu com "insuficiente planejamento" em cerca de 90% das obras analisadas. O tribunal apontou superfaturamento de R$ 80 milhões em 18 obras vistoriadas pessoalmente. Além disso, mais da metade das obras descumpriu o prazo de 180 dias para conclusão, estabelecido pela legislação.

A prefeitura rebate as acusações, afirmando que as obras emergenciais são realizadas após vistorias da Defesa Civil e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), com parecer jurídico assinado por um procurador do município.

O prefeito Ricardo Nunes, alvo de críticas pela falta de planejamento, defendeu as ações, argumentando que mais de mil obras estão em andamento para tornar a cidade "mais moderna, urbanizada e acolhedora". Especialistas destacam que o crescimento de obras emergenciais reflete a ausência de planejamento adequado, apontando a necessidade de uma abordagem mais estratégica e participação efetiva da população.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES