Preparativos do 8/1: evento memorial terá cadeira do império e tapeçaria restaurada

No evento, os chefes dos três Poderes realizarão discursos no evento, convocado pelo presidente Lula.

Preparação do evento que marca um ano dos atentados golpistas que destruíram relíquias | Gabriela Vinhal/UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O evento que marca um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro contará com a reintegração simbólica da tapeçaria histórica de Burle Marx, que foi vandalizada, e a utilização de cadeiras do tempo do Império. A cerimônia intitulada "Democracia Inabalada" foi organizada em conjunto pelo Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal), e está programada para a próxima segunda-feira (8), com a presença dos líderes dos três Poderes.

Vale frisar que a tapeçaria, alvo de vandalismo durante os protestos, será restaurada e reinstalada na parede do Salão Negro do Congresso, marcando simbolicamente sua reintegração ao patrimônio público. Espera-se a participação de aproximadamente 500 pessoas na cerimônia.

No evento, os chefes dos três Poderes realizarão discursos no evento, convocado pelo presidente Lula. Autoridades, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, interromperão viagens pessoais para comparecerem em Brasília nesse dia. As cadeiras do tempo do Império, cedidas pelo Congresso Nacional, serão utilizadas no evento, sendo uma delas alvo de vandalismo pelos golpistas na sede do Legislativo, conforme informações do Museu do Senado.

As cadeiras do tempo do Império, cedidas pelo Congresso Nacional, serão utilizadas no evento. (Foto: Gabriela Vinhal/UOL)

Leia Mais

É importante mencionar que a segurança foi reforçada com cerca de 2.000 agentes da Polícia Militar do Distrito Federal e 250 da Força Nacional, patrulhando a Esplanada dos Ministérios, que ficará parcialmente fechada. Não Salão Verde da Câmara,  uma exposição será inaugurada, apresentando fotos dos atos golpistas e objetos danificados, restaurados mantendo as "cicatrizes".

Para este evento, a estrutura, montada dias antes, inclui a tapeçaria, uma réplica da Constituição Federal e a entrega simbólica da réplica da Carta Magna ao encerramento da cerimônia. O Hino Nacional será executado pela cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, seguido por discursos das autoridades pela defesa da democracia e do patrimônio público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES