Presidentes da Venezuela e Guiana se reunirão para discutir Essequibo, e Lula é convidado

O governo brasileiro informou que, por enquanto, Celso Amorim, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, deve representar Lula no encontro

Presidentes da Venezuela e Guiana se reunirão para discutir Essequibo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estarão reunidos na próxima semana os presidentes da Venezuela, Nicólas Maduro, e da Guiana, Irfaa Ali, para diálogos em torno da disputa sobre Essequibo, uma região da Guiana que a Venezuela declara ser sua. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para o encontro para atuar como observador, segundo o governo guianês.

A reunião está agendada para quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, um país no Caribe, conforme anunciado pelo governo local. O primeiro-ministro Ralph Gonsalves, que tem atuado como intermediador no conflito, falou ao telefone com Maduro e Ali neste sábado (9).

Gonsalves afirmou em comunicado que ambos concordaram com a realização da reunião. Na mesma nota, mencionou que os dois lados solicitaram a presença de Lula, que conversou por telefone com Maduro no mesmo dia. A Venezuela reivindica a posse de Essequibo, uma área de 160 quilômetros quadrados que compreende cerca de 70% de toda a Guiana, atravessando seis dos dez estados do país. O referendo recente reacendeu décadas de disputa, aumentando o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.

Leia Mais

O presidente guianês confirmou sua participação na reunião. Até o momento desta atualização, o governo venezuelano não havia se pronunciado sobre o encontro, mas Maduro indicou pela manhã a discussão da realização de "uma reunião de alto nível nos próximos dias".

O governo brasileiro informou que, por enquanto, Celso Amorim, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, deve representar Lula no encontro, ressaltando que a decisão ainda não está definitiva.

A notícia da reunião surge no mesmo dia em que ambos os líderes adotaram uma postura mais conciliatória desde o referendo sobre a anexação de Essequibo realizado no domingo (3) na Venezuela, que contou com a participação de metade dos eleitores do país. Maduro, inicialmente, expressou a necessidade de "sentar e conversar" com a Guiana e a ExxonMobil, a petroleira que opera na região. Posteriormente, o presidente da Guiana declarou não se opor ao diálogo.

Essas declarações sucederam uma conversa telefônica entre Maduro e Lula, na qual este último defendeu o diálogo entre os dois países sul-americanos, expressando sua preocupação, um papel de intermediação aguardado ao longo da semana.

Em uma entrevista exclusiva à GloboNews na terça-feira (6), o presidente da Guiana expressou a expectativa de que o Brasil desempenhasse "um papel de liderança" na disputa envolvendo Essequibo. Internamente, na Casa Civil, havia uma avaliação de que a diplomacia brasileira precisaria adotar uma postura mais ativa, abandonando a posição tradicional de não intervenção em conflitos desse tipo, conforme relatado por uma fonte do governo ao g1.

A indicação de diálogo por ambas as partes também contrasta com a postura adotada por Maduro no dia anterior. Na sexta-feira (9), em um passo mais concreto desde a aprovação do referendo para a anexação de Essequibo, ele assinou seis decretos para incorporar o território guianês e transformá-lo em um estado venezuelano.

Além disso, está prevista uma visita de Maduro a Moscou nos próximos dias, conforme anunciado pelo Kremlin. Essa visita pode novamente posicionar os Estados Unidos e a Rússia em lados opostos em um conflito entre países. Os Estados Unidos já manifestaram apoio à Guiana e, na quinta-feira (6), anunciaram voos militares sobre a região de Essequibo e o restante do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES