Rafael Fonteles decide prorrogar emergência pela influenza aviária no Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) endossou a decisão do governo. O novo decreto entra em vigor com a sua publicação.

Rafael Fonteles prorroga emergência por 180 dias | Divulgação/CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), publicou um decreto nesta quinta-feira, 18 de janeiro, prorrogando a vigência do Estado de Emergência Zoossanitária em todo o território piauiense. A medida prolonga por 180 dias a validade do Decreto nº 22.256, de 26 de julho de 2023, que declara o estado de emergência para prevenção da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade - IAAP.

A decisão do governador foi fundamentada em diversas considerações, incluindo a Portaria MAPA nº 587, de 22 de maio de 2023, que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. Além disso, a Portaria MAPA nº 624, de 6 de novembro de 2023, prorrogou a vigência da Portaria MAPA nº 587 por mais 180 dias, devido à confirmação de novos focos de IAAP em aves silvestres e domésticas em vários estados do país.

Leia Mais

O Decreto Estadual, que declarou o Estado de Emergência Zoossanitária no Piauí, tem seu prazo de vigência expirando em 28 de janeiro de 2024. Diante da necessidade de intensificar as ações de vigilância ativa e passiva para prevenir a introdução e disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) nos plantéis avícolas comerciais e de subsistência piauienses, a prorrogação se tornou imperativa.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) endossou a decisão do governo. O novo decreto entra em vigor com a sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES