Renan Calheiros acusa Lira de dificultar o crescimento da base governista

Após chamá-lo de “caloteiro”, Calheiros volta a fazer novas acusações contra Lira

Avalie a matéria:
Renan Calheiros volta a atacar Lira | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma série de ataques contra o presidente a Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), chamando-o de "caloteiro", o senador Renan Calheiros (MDB-AL) o acusou de impedir que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) forme uma base aliada robusta na Casa. "Ele só possibilita votação do que vai efetivamente derrotar o governo", relatou a jornalistas nesta quarta-feira (31).

O emedebista reprovou o senso autoritário de Lira em relação ao governo e disse que o presidente da Câmara só prioriza pautas divergentes ao Executivo. Como exemplo, houve a votação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, que foi sancionada na última terça-feira (30), embora ministros do governo tenham pressionado para que ela não ocorresse.

Leia Mais

"O governo está tendo dificuldade porque o presidente [Arthur Lira] tem impedido que o governo construa maioria: ele só possibilita votação do que vai efetivamente derrotar o governo. Impede o governo de exercer a coalizão que montou e, quando aprova uma matéria, aprova como se fosse uma concessão dele à República", disse Calheiros.

Lira, por sua vez, afirmou, via conversa telefônica, que o Planalto necessita da capacidade de articulação no Congresso. O parlamentar declarou também seu incômodo com os ataques recebidos de Renan, sendo este um aliado governista.

Essas declarações estão ocorrendo em meio às intensas negociações entre Lula e Lira. O governo busca aprovar medidas provisórias consideradas por ele fundamentais para a boa gestão e desenvolvimento do Brasil - como a MP do novo arcabouço fiscal - enquanto parte do Plenário resiste, exigindo a distribuição de emendas orçamentárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES