Revelações impactantes: Arthur Lira é denunciado por agressão e estupro

“Me esganava e perguntava: 'Tá, vadia?'”, relata a ex-companheira do deputado

As agressões foram confirmadas em exame de corpo | Anadolu Agency/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), está enfrentando acusações graves feitas por Jullyene Lins, com quem teve um relacionamento de dez anos a partir de 1996. Segundo Jullyene, no dia 5 de novembro de 2006, seis meses após o término do relacionamento, ela foi agredida e estuprada pelo parlamentar depois que ele descobriu que ela estava se encontrando com outro homem.

Ela relata que ele a chamava de nomes ofensivos enquanto a agredia, puxando seus cabelos e batendo nela. Ela também afirma ter sido chutada após ser derrubada no chão. O caso foi registrado em um boletim de ocorrência na polícia de Alagoas, com Jullyene dando depoimento sobre a agressão.

Leia Mais

O caso se arrastou até 2015, quando Lira já era deputado federal, e deveria ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, ele foi absolvido após Jullyene mudar seu depoimento. Hoje, ela alega que foi ameaçada pelo parlamentar, dizendo que perderia a guarda dos dois filhos, atualmente com 17 e 23 anos, caso não retirasse a queixa.

Quando procurado para falar sobre a denúncia, a assessoria de Lira informou que ele não vai se pronunciar sobre o assunto. No boletim de ocorrência, Jullyene relatou ter sido ameaçada de morte pelo deputado, que dizia que a mataria para ficar com os filhos.

Detalhes das agressões

Em janeiro de 2021, quando Lira era candidato à presidência da Câmara, Jullyene revelou as agressões. Em uma entrevista concedida em junho deste ano, Jullyene falou pela primeira vez sobre o estupro que diz ter sofrido no mesmo dia. O relato foi confirmado e complementado com informações de que ela demorou a compreender que havia sido vítima de estupro.

De acordo com Jullyene, Lira telefonou para ela questionando o fato de ela estar em um barzinho e disse que iria até sua casa para conversarem pessoalmente. Ao abrir a porta, ela afirma que ele imediatamente a agrediu com um soco, começou a chutá-la e a humilhá-la. A violência, segundo ela, escalou.

Lira a teria empurrado contra a parede, estrangulado e dito ofensas. Em seguida, segundo ela, foi estuprada. Ela relata que ele a imobilizou enquanto cometia o ato e que ela não conseguiu se libertar até que ele se afastasse para se arrumar. Ela fugiu para a cozinha, onde encontrou a babá de seu filho e pediu para ligar para sua mãe. No entanto, o parlamentar a puxou pelo braço e continuou as agressões. A mãe e o irmão de Jullyene foram até sua casa e conseguiram tirá-lo de cima dela.

Os depoimentos da babá à polícia confirmam a versão de Jullyene, assim como os depoimentos do irmão e da mãe, que a encontraram caída no chão. Jullyene relata ter tido medo de denunciar o estupro ao chegar à delegacia, pois temia não ser levada a sério devido à fama e posição política de Lira. Ela acreditava que as pessoas diriam que "ele era seu marido, qual era o problema?". No depoimento à Justiça, ela menciona que Lira ameaçou: "Onde não há corpo, não há crime."

O laudo do exame de corpo de delito realizado em Jullyene confirma que houve agressões à integridade corporal e à saúde dela. Ela apresentava hematomas nas regiões lombar, glúteo, rosto, coxas, antebraços e parte posterior das pernas. O desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, em seu relato no processo, menciona o desprezo de Lira pela justiça de Alagoas.

Não aplicação de penalidades efetivas

O desembargador afirma que um oficial de Justiça relatou que Lira disse: "Eu recebo já essa merda", quando tentaram entregar uma intimação a ele. Lira foi afastado temporariamente de suas funções como deputado devido a esse comportamento, mas não houve punição após o desembargador dar voz de prisão por coação do curso do processo. Manso também destaca que, ao longo do processo, ficou evidente a personalidade violenta de Lira, não apenas com sua ex-esposa. Em 2011, quando Lira assumiu seu primeiro mandato como deputado federal, o processo foi transferido para o STF.

O parlamentar foi julgado e absolvido em 2015, nove anos após a denúncia, enquanto exercia seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada pelo STF com placar de 5 a 3. Tanto Jullyene quanto seus familiares e a babá mudaram seus depoimentos durante o processo. Ela explica o motivo: "Ele foi à minha casa, me ameaçou. Não sei como conseguiu entrar no condomínio. Bateu na mesa e eu me assustei. Perguntei o que ele estava fazendo ali, e ele disse que eu deveria mudar meu depoimento, dizer que me enganei, que estava medicada, qualquer coisa, ou ele tiraria meus filhos de mim", relata Jullyene.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES