Saiba como Dino convenceu Lula a assinar lei que reforça destaque de militares

Inicialmente, o presidente estava receoso com a medida, mas o ministro da Justiça mudou sua perspectiva

Lula e Flávio Dino | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a mobilização das Forças Armadas por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em cinco estados. Essa decisão só avançou após a atuação interna do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA).

Inicialmente receoso em assinar o decreto para estabelecer a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e reforçar o papel dos militares na segurança pública, o presidente expressou preocupações sobre a possibilidade de atritos entre militares e civis afetarem a administração do governo federal, especialmente em áreas urbanas e favelas.

Entretanto, Dino apresentou uma perspectiva que alterou a visão de Lula em relação à GLO. Dino sugeriu que a medida poderia ser implementada de forma segmentada, focando apenas em áreas específicas do território estadual, evitando a necessidade de uma aplicação ampla. Quando essa proposta foi apresentada ao presidente, ele concordou com a implementação da GLO, destacando que a União já tem a responsabilidade de fiscalizar áreas cruciais, como portos, aeroportos e fronteiras.

A decisão resultou no reforço militar em pontos estratégicos, com destaque para a atuação nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão, bem como nos portos de Santos e Itaguaí. Além disso, os estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão presença militar reforçada em suas fronteiras.

Ao todo, está prevista a mobilização de 3,7 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica na execução da GLO. Essa medida estratégica visa fortalecer a segurança nacional sem impactar adversamente as comunidades locais, concentrando-se em áreas de importância vital para o controle e fiscalização do governo federal.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES