STF derruba sigilo interno da PF imposto durante o governo Bolsonaro

A PF justificou a necessidade do sigilo, mas a ministra Cármen Lúcia a considerou “genérica” e manteve a decisão

Cármen Lúcia - ministra do STF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma decisão que encerra o sigilo nos processos internos da Polícia Federal (PF), abrindo caminho para maior transparência nas operações. O veredito foi emitido pelo Pleno da Corte e abrange todos os processos cadastrados como restritos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Anteriormente, o sigilo havia sido imposto por meio de um ofício em 2021, mas a recente resolução do STF responde a uma arguição apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). A PF havia justificado a necessidade do sigilo em processos internos devido à "necessidade de compartimentação de informações sensíveis inerentes a diferentes áreas da Polícia Federal, assim como a possibilidade de lançamentos equivocados por servidores no momento do cadastro".

Leia Mais

No entanto, a relatora da ação movida pelo Psol, ministra Cármen Lúcia, considerou essa justificativa como "genérica". Ela sustentou que o princípio fundamental da publicidade e acesso aos documentos públicos, aplicável a todos os poderes, deveria ter prioridade sobre a decisão das autoridades federais.

Cármen Lúcia argumentou: "No exercício da função pública, a esfera íntima sequer pode ser considerada, já que a atuação é em nome do Estado e não como indivíduo particular". Com essa decisão, o STF reforça a importância da abertura e do escrutínio público nas atividades internas da PF, contribuindo para a transparência e a prestação de contas no âmbito das operações do órgão.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES