Defesa confirma que João Paulo e primo assassinaram adolescentes

De acordo com o advogado, a família do empresário se reuniu no dia de ontem e decidiu confessar quem realizou o duplo homicídio naquela noite.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Mayara Dias

Na manhã desta sexta-feira, 04 de fevereiro, o programa Bom Dia Meio Norte conversou de forma exclusiva com o Dr. Lúcio Tadeu, advogado de defesa da família dos acusados de cometerem o crime contra os adolescentes Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos e Anael Natan Colins, de 17 anos, mortos em novembro de 2021. 

De acordo com o advogado, a família do empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, de 35 anos, se reuniu no dia de ontem e decidiu confessar quem realizou o duplo homicídio naquela noite. Lúcio Tadeu informou, a pedido da família, que João Paulo de Carvalho e Guilherme de Carvalho Gonçalves, seu primo, foram os autores dos crimes.

“Primeiramente é necessário que a gente faça o relato do histórico dessa família. Diferentemente do que algumas pessoas falaram na mídia a respeito do João Paulo, o João Paulo é um jovem que vive para o trabalho, ele tem como hobby a vaquejada, mas é um jovem que levanta de madrugada para cuidar do seu comércio, tão qual o guilherme, e o Dr. Francisco dispensa comentários, é um cidadão de 70 anos, advogado, já prestou relevantes serviços ao governo”, declarou. 

Adolescentes foram encontrados mortos no dia 15 de novembro às margens da PI-112 - Foto: Reprodução

O QUE OCORREU NA NOITE DO CRIME

O advogado relatou com detalhes tudo que ocorreu naquela noite. “O Dr. Francisco mora às margens da BR, onde tem uma casa de shows do lado e por várias vezes ele já teve o seu terreno invadido por pessoas que ou estão ali pelo show, ou se aproveitam da movimentação para invadir a propriedade dele e atacá-lo. Naquela madrugada ele estava com a esposa e o filho dele, o Guilherme, estudando, quando os cachorros começaram a latir e ele saiu para ver o que estava acontecendo, se deparando com os dois jovens. Ele disse ‘parou’, perguntou o que eles queriam e travou-se uma luta corporal entre os jovens e o Dr. Francisco, nisso o Guilherme foi em socorro do pai. Então ligaram para o João Paulo que não estava lá na hora, e para o Amauri (cunhado do João Paulo). O Amauri preocupado com a tia correu para dentro da casa para socorrê-la, ela estava muito nervosa e o João Paulo foi a encontro do tio, chegando lá os dois rapazes já estavam imobilizados, levaram os dois até a caminhonete, passaram um cordão na mão dos dois e ali o Dr. Francisco entregou os rapazes para o João Paulo e para o Guilherme, saíram dali certos de que iriam levá-los para a Central de Flagrantes”, disse. 

POLÍCIA FOI ACIONADA

Antes deles saírem com os rapazes eles tentaram ligar para a polícia, o João Paulo ligou para uma viatura porque no restaurante dele várias vezes já foram registradas ocorrências e ele tinha o contato. Inclusive ele teve uma conversa com um policial que disse que não poderia atender porque teria que ser via Copom, porque o Copom já tinha determinado que aquela viatura fosse atender outras duas ocorrências, ligou várias vezes para o Copom e não conseguiu”. 

AMEAÇA DOS ADOLESCENTES

“Segundo relatos da família, depois da luta corporal com o Dr. Francisco, a todo momento os adolescentes ameaçavam dizendo que tinham parentes na polícia e que iam voltar com a turma deles, que isso não ia ficar assim, era uma série de ameaças. Quando foram levados para a caminhonete as ameaças continuaram”. 

MOMENTO DO CRIME 

“Os adolescentes foram colocados na carroceria da caminhonete, debaixo da lona. Saíram do local João Paulo e Guilherme, João Paulo dirigindo o veículo e o Guilherme do lado. Em um dado momento o Guilherme muito nervoso, abatido, vendo a mãe desesperada, o pai com medo dos jovens voltarem, sugeriu que fosse feito o homicídio. No final das contas, a decisão dos homicídios foi uma decisão dos dois. Eles foram para o local e fizeram o homicídio. Os detalhes que ocorreram no local eles já estão a disposição para dar essa versão ao delegado do inquérito. Eles deixaram os corpos, mas logo em seguida retornaram para o local, eles voltaram porque bateu o desespero e eles queriam esperar para ver se os rapazes estavam vivos, com a decisão de de repente prestar socorro. O arrependimento bateu logo em seguida. Mas eles estavam mortos então eles voltaram para casa, João Paulo deixou o Guilherme, foi para a casa dele com a notícia de que os jovens foram entregues na Central de Flagrantes”. 

João Paulo de Carvalho e Guilherme de Carvalho assumiram a autoria do crime dos adolescentes - Foto: Reprodução

PARTICIPAÇÃO DO CUNHADO

O Amauri em momento algum teve contato com esses meninos, sequer se aproximou, ficou o tempo todo dentro da casa com a esposa e com a tia, esposa do Dr. Francisco. Cerca de 20 a 30 minutos depois que o João Paulo e o Guilherme saíram com os adolescentes o Amauri ligou para eles, perguntou onde eles estavam e eles disseram que estavam retornando, mas não disseram para onde foram. Então depois disso o Amauri foi para sua casa”.

CONFISSÃO DO DR. FRANCISCO - TIO DE JOÃO PAULO

Quando os corpos foram encontrados houve uma reunião e eles relataram para a família tudo que aconteceu. Quando ocorreu a prisão temporária do João Paulo, o Dr. Francisco - que nunca mais foi a mesma pessoa - ele se sente culpado de ter chamado o sobrinho que também é afilhado dele para uma situação daquela de prestar socorro, acha que de certa forma ele foi responsável pela presença do João Paulo, disse que não poderia deixar o filho e o sobrinho em uma situação dessa, ai foi quando ele deu o depoimento assumindo o delito”. 

CONFISSÃO 

“Parece muito estranho em um escritório de advocacia fazer um relato onde os autores de um homicídio como esse reconhecem a culpa, mas eu quero dizer que essa foi uma decisão da família, a família conversou e os rapazes muito abatidos disseram que não podiam envolver todo mundo nisso, principalmente quem não tem participação alguma nesse delito. Tem sido muito difícil. Para mim como advogado, é a segunda ou terceira vez que isso acontece no meu escritório, da confissão. Nesse caso a família mostrando a sua boa índole, a sua seriedade, resolveram tomar essa decisão”.

“Ontem nós anexamos algumas declarações que foram prestadas espontaneamente, nos procuraram e nos colocamos a disposição do delegado de polícia que deverá ouvi-los novamente e naturalmente vamos aguardar o desfecho do inquérito e a decisão judicial. Mas quero dizer que chega um momento que você perde o controle da situação, a decisão dos homicídios foi uma decisão tomada pelos dois, eles já estavam assustados sem saber o que fazer em razão da gravidade do fato. Homicídio é um crime que todo mundo está sujeito, infelizmente perderam o controle da situação, cometeram esse crime, é um fato muito grave e lamentável. Hoje eles podem até ser olhados como criminosos, mas até então não tinham passado de crime, não tinham nada que desabonasse a conduta dos dois”, finalizou o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES