Teresina tem redução de 60% em homicídios culposos e acidentais no trânsito

Polícia atribui esse resultado às blitzes diárias realizadas pela polícia militar em parceria com agentes de trânsito e policiais civis.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o reforço das blitzen diárias em Teresina a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí estima que já reduziu o número de lesões corporais culposas e acidentais em até 60%.

Na manhã desta segunda-feira (3), o programa Bom Dia Meio Norte, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, recebeu o Tenente Coronel Galvão e o Gerente de Trânsito, Fernando Aragão, para discutir a intensificação das fiscalizações realizadas em Teresina e os impactos positivos que elas têm tido na cidade.

O Tenente Coronel Galvão, diretor geral de operações da PM Piauí, destacou que a cidade não registrou homicídios neste final de semana, algo que não acontecia há muito tempo. Além disso, o oficial ressaltou que o interior do estado também tem apresentado bons resultados, com apenas um homicídio registrado em todo o mês de março em Parnaíba.

Teresina tem redução de 60% em homicídios culposos e acidentais no trânsito (Foto: Larissa Paz)

O policial atribui esses efeitos positivos às blitzes diárias realizadas pela polícia militar em parceria com agentes de trânsito e policiais civis. O Gerente de Trânsito, Fernando Aragão, explicou que essa iniciativa faz parte das metas da segurança pública para os próximos anos, que visam reduzir os acidentes com vítimas. Em 2019, Teresina tinha uma situação preocupante, onde mais pessoas morriam no trânsito do que por armas de fogo.

Leia Mais

A campanha de integração criada pelo governador e pelo atual secretário de segurança pública tem trabalhado com três frentes: educação, engenharia e fiscalização. A fiscalização, em especial, tem sido intensificada com a participação de diversos órgãos, o que tem resultado em uma redução significativa de índices negativos. Fernando Aragão destacou que o trabalho integrado já mostrou excelentes resultados, com a redução de homicídios culposos e acidentais em até 60%.

Segundo o gerente, a população tem reconhecido o trabalho da polícia, que têm conseguido tirar de circulação infratores com mandados de prisão e apreender menores com armas, motocicletas e munições. O objetivo é estender as blitzes para toda a capital e, posteriormente, para todo o estado. Além disso, o Gerente de Trânsito pede que as pessoas colaborem com a iniciativa, escolhendo motoristas de aplicativo e não bebendo e dirigindo.

Segundo ele, as fiscalizações englobam não somente a violência que passa pelo trânsito, mas todas as outras formas de infrações. Por isso, o policiamento de trânsito irá passar a usar câmeras no fardamento. Serão 100 câmeras para policiais que atuam nas ações de trânsito, visando garantir uma abordagem tranquila, sem abuso de nenhuma das partes, protegendo o cidadão e o Estado. O governador Rafael Fonteles autorizou a aquisição dessas câmeras pela Secretaria da Segurança Pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES