Vasto Restaurante: Engenheiro cita ações preventivas para evitar acidentes

De acordo com o especialista, a primeira hipótese que se trabalha até o momento em relação às causas é o vazamento de gás.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O engenheiro e presidente da Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (APIEST), Hércules Medeiros, concedeu entrevista à Rede Meio Norte na tarde desta quarta-feira (21), e comentou sobre o trabalho e atuação da engenharia no caso do Vasto Restaurante, que explodiu e ficou completamente destruído nas primeiras horas da manhã de hoje, na zona Leste de Teresina. 

De acordo com o especialista, a primeira hipótese que se trabalha até o momento em relação às causas é o vazamento de gás, que em situações assim, quando constatadas preliminarmente, há alguns procedimentos que devem ser seguidos. O Corpo de Bombeiros e a perícia seguem no local para determinar as reais causas da explosão. 

Engenheiro Hércules Medeiros, em entrevista à Rede Meio Norte (Foto: TV Meio Norte)

“Primeiro ponto que trabalha como hipótese na explosão é do gás, mas só a perícia que vai mesmo constatar. Mas supondo que seja essa questão do gás, nós temos alguns procedimentos que devem ser seguidos. Primeiro: o gás de cozinha ele é misturado com metano e o metano tem um cheiro peculiar para ser reconhecido e a pessoa fazer os procedimentos de esvaziamento desse gás, que é abrir portas, janelas e qualquer local que possa facilitar a ventilação e saída desse gás. Mas em alguns locais que tem ainda interrupção, quando você para com a atividade durante a noite, como, por exemplo, a madrugada, então o principal procedimento adotado deve ser interromper o fluxo e se tem uma chave específica e ao evitar que tenha gás nas tubulações, você vai evitar que se acumule no ambiente, porque o principal risco é de você ter um ambiente fechado e aí sim tem o risco da explosão”, explica Hércules Medeiros. 

Um outro procedimento que se deve adotar ao identificar quaisquer indícios de vazamento de gás, é evitar a possibilidade de ignição, seja ascender lâmpadas, carregadores em tomadas e até ligar lanternas, por exemplo. O engenheiro destaca que o principal ponto na questão é a prevenção. 

“Outro procedimento que se tem é que o gás ao chegar pela manhã ou em um horário que se tenha esse acúmulo de gás, evitar qualquer possibilidade de ignição. Evitar ascender lâmpadas, evitar ligar carregador de celular e evitar ligar até lanternas e equipamentos específicos a prova de explosão exatamente por conta disso. O centelhamento não vai causar essa chama e causar essa explosão. Mas o principal ponto a se observar nesses casos realmente é a prevenção e um dos pontos de prevenção principais que se tem, são os dispositivos detectores de gás. Porque nesse momento que não tem ninguém na edificação, um dispositivo detector vai tanto acionar alarmes, tanto quanto vai impedir possíveis energizações que é a principal causa de centelhamento”, frisa Hércules Medeiros. 

Leia Mais

Orientação para residências e imóveis ao redor do Vasto Restaurante

O presidente da APIEST orientou que em caso de algum morador ou dono de imóvel nas redondezas do Vasto Restaurante ter se sentido inseguro ou lesado, procurar um profissional da engenharia habilitado para fazer uma avaliação. Além disso, a Defesa Civil, através do contato, 199, vem realizando vistorias de casas nas proximidades e também pode emitir um laudo. Nenhuma residência com danos estruturais foi encontrada até o momento.

“Primeiro ponto que a gente fala é procurar um profissional habilitado, procura um engenheiro e se você se sentiu lesado de alguma forma ou se você tem insegurança em relação ao seu imóvel; quando a gente fala de insegurança, não só a parte de colapsar e a parte da edificação vir a ruir; às vezes você pode ter uma esquadria que pode vir a soltar., alguma vidraçaria que pode cair; na dúvida, procure um engenheiro que ele será o melhor que vai te orientar. A defesa civil é que faz avaliação para a liberação das edificações. Quando a gente fala de avarias mais profundas, procurar um engenheiro  e a defesa civil é que faz realmente essa liberação inicial”, finaliza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES