Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Heráclito Fortes é submetido a cateterismo em hospital de São Paulo

Heráclito Fortes é submetido a cateterismo em hospital de São Paulo

Heráclito Fortes é submetido a cateterismo em hospital de São Paulo
Divulgação | Ex-senador Heráclito Fortes passa por cateterismo em São Paulo

O ex-senador Heráclito Fortes (DEM) está se submetendo a um cateterismo neste momento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento é realizado pelo médico Pedro Lemos, sob a coordenação do médico Roberto Kalil. Em um exame de rotina foi detectado uma obstrução coronariana e por isso o político teve que se submeter ao cateterismo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Heráclito.

Por telefone, Heráclito Fortes demonstrou tranquilidade. Em 2008, o ex-senador teve que se submeter a uma cirurgia para retirada de um tumor no rim. Desde então, a cada seis meses realiza exames de rotina em São Paulo.

CATETERISMO

Cateterismo cardíaco é o conjunto de métodos de diagnóstico e tratamento cardíacos que tem em comum o fato de ser acessado o interior do coração através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, de 2,5 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sanguineo periférico no braço, coxa ou pescoço. Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias,como obstruções.

O médico deve estar atento com os cuidados dispensados com o paciente submetido a este exame. Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. A placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.

O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária. Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. Ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração. Os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca. Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento.

Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar