Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

PSF vai ter 100% de cobertura em Teresina, diz Firmino

PSF vai ter 100% de cobertura em Teresina, diz Firmino

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou ontem, durante a leitura da mensagem aos vereadores de Teresina, na abertura do ano legislativo, que os teresinenses irão sentir o efeito positivo da reforma administrativa municipal da saúde com a implantação do Programa ?Meu PSF?.



De acordo com o prefeito, o programa irá proporcionar 100% de cobertura, ampliando o horário de atendimento das equipes e criando novas estruturas de serviço e a universalização dos cuidados odontológicos.

A proposta do ?Meu PSF? é expandir e requalificar a Estratégia Saúde da Família. A intenção é melhorar a atenção básica através da contratação de novos profissionais, criação de núcleos de apoio, de modo que o programa atinja 100% de cobertura na cidade.

?O ?Meu PSF? irá resgatar o verdadeiro papel do programa, que é o de oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada. Mais saúde para nossa cidade: esta é a Teresina que fazemos.

E vamos construí-la também com a criação de uma rede de hospitais de retaguarda, construção de novos leitos e salas cirúrgicas, AMAS, UPAS e CAPS?, explicou Firmino Filho.

O prefeito destacou ainda que na área da saúde, a descentralização mostrou-se indispensável para atender a uma demanda que cresce diariamente, principalmente no setor de urgência, impulsionada pelo volume de trânsito que aumenta a cada dia, causando um número acentuado de acidentes automobilísticos.

?Com uma Fundação destinada exclusivamente a cuidar, e cuidar bem, dos nossos hospitais, teremos melhores condições de oferecer um atendimento mais ágil e mais humanizado para aliviar as dores dos nossos irmãos?, enfatizou Firmino Filho.

O problema das drogas também foi abordado na mensagem do prefeito de Teresina. Segundo Firmino, o uso de Drogas é um problema que afeta centenas de famílias socialmente e que deve ser encarado como um problema de Saúde.

?Vamos fazer de Teresina uma cidade munida de estratégias integradas de combate ao mal das drogas, através de programas de assistência, educação, qualificação, esporte e cultura para a nossa juventude.

Com o Programa Teresina Sem Drogas, vamos proteger os jovens para que não caiam no vício e vamos cuidar dos que, infelizmente, já estão no mundo das drogas, criando uma Rede de Atendimento específica?, afirmou o prefeito.

Firmino anuncia planejamento para 20 anos

O prefeito Firmino Filho anunciou ontem, durante leitura da mensagem de abertura do ano legislativo, na Câmara Municipal, que será iniciado neste primeiro semestre a preparação de Teresina para os próximos 20 anos com o planejamento da Agenda 2030.

O prefeito ressaltou que a ideia é estar com "os olhos voltados para o futuro". A Agenda 2030 será trabalhada de forma técnica voltada ao planejamento estratégico das ações que deverão ser implantadas nos próximos anos.

"A Teresina que queremos deixar para nossos filhos e netos deve começar a ser pensada e executada a partir de agora. E a Prefeitura assume esse compromisso com os teresinenses", comentou Firmino.

O chefe do Executivo municipal destacou que a proposta é se antecipar aos possíveis problemas e desafios que a cidade deverá enfrentar nos próximos anos para minimizar as consequências do progresso experimentado pela capital.

"Acreditamos, como foi repetido diversas vezes, que devemos construir novos caminhos para Teresina, integrando as políticas públicas municipais, para estabelecer um regime de metas de redução da extrema pobreza na cidade, de maneira que possamos reunir esforços no sentido de integrar as políticas urbana e social na direção da erradicação da extrema pobreza na cidade", destacou.

Firmino lembrou que foi pensando a longo prazo que a capital conseguiu integrar políticas públicas por meio de ações como o Projeto Vila Bairro e do Programa Lagoas do Norte, que mudaram a realidade de ocupações em várias regiões da cidade, levando infraestrutura e desenvolvimento.

"Este tipo de integração de políticas públicas já foi vivenciada no passado, em nossas outras gestões, como no caso do Projeto Vila Bairro e do Programa Lagoas do Norte, e agora vai ser renovada, ganhando novo ânimo e mais fôlego", garantiu.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar