Aulão do Patrimônio Vivo da Capoeira no Piauí homenageia Mestre Tucano

O evento contará com a presença de diversos capoeiristas de Teresina e outras cidades, produtores da cultura, além das autoridades que já confirmaram presença, bem como simpatizantes da capoeira.

Mestre Tucano | Reprodução Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (21), a partir das 19h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Cabral, zona Norte de Teresina, acontece um Aulão do Patrimônio Vivo da Capoeira no Piauí, onde será homenageado José Gualberto, mais conhecido na capoeira como Mestre Tucano, pelo reconhecimento de Patrimônio Vivo do Piauí pelo Governo do Estado do Piauí em 2022.

A ação será realizada pela Associação Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, grupo que tem Mestre Tucano como responsável no Norte e Nordeste. O evento contará com a presença de diversos capoeiristas de Teresina e outras cidades, produtores da cultura, além das autoridades que já confirmaram presença, bem como simpatizantes da capoeira.  

Mestre Tucano receberá homenagem nesta terça-feira, na APAE do bairro Cabral. (Foto: Facebook)

Mestre Tucano iniciou na capoeira na década de 70, juntamente com seu irmão, Mestre Bobby, e em 2001, foi reconhecido e formado a Mestre. Em 2013, entre as suas grandes ações realizadas dentro e fora da capoeira, levou cidadania, respeito e muitos outros valores por meio da capoeira para crianças, adolescentes e jovens. Teve sua corda de mestre elevada para o 2º grau e, em 2019, com uma grande festa, reuniu mais de mil capoeristas do Piauí e outros Estados do Brasil, quando foi elevado ao 3º e último grau de mestre dentro do Raízes do Brasil. 

Mestre Tucano tem no seu currículo, formação em Educação Física e diversas especializações, e  foi professor da APAE, onde se aposentou. Atualmente, atua somente no Raízes do Brasil e sob sua coordenação, tem mais de dois mil alunos, entre mestres a alunos. 

Leia Mais

"Dentro da capoeira, sempre carrega como principal filosofia de vida, ser educador. Mestre Tucano é respeitado por diversas modalidades da cultura, do esporte e meio político", relata o amigo Mestre Touro. 

Homenageado receberá carinho de amigos, familiares e simpatizantes da capoeira. (Foto: Facebook)

E em 2022, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, veio o reconhecimento de Patrimônio Vivo do Piauí, onde houve uma solenidade e entrega de certificado pela então governadora, Regina Sousa. A solenidade teve a presença de seus alunos e outros mestres da capoeira no Piauí.  

Mestre Touro disse que, para celebrar esse reconhecimento, "será realizada o Aulão do Patrimônio Vivo da Capoeira do Piauí, onde haverá a presença de autoridades, alunos, adeptos dos ensinamentos de mestre Tucano, além de familiares e simpatizantes da arte capoeira"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES