Acusados de matar Bruno e Dom mudam versão e alegam legítima defesa

Dom Phillips e Bruno Pereira foram executados em junho de 2022. Eles articulavam um trabalho conjunto para denunciar crimes socioambientais na região do Vale do Javari.

Acusados de matar Bruno e Dom mudam versão e alegam legítima defesa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os acusados pelo assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira voltaram atrás na confissão que tinham feito à polícia e alegararam legítima defesa. Eles foram ouvidos pela Justiça Federal nesta segunda-feira (8) e afirmaram que Bruno teria atirado primeiro. O juiz decidirá se os acusados irão a júri popular, sem prazo para essa decisão.  

Dom Phillips e Bruno Pereira foram executados em junho de 2022. Eles articulavam um trabalho conjunto para denunciar crimes socioambientais na região do Vale do Javari. A audiência ocorreu em Tabatinga (AM), por videoconferência, já que os três acusados, Amarildo da Costa Oliveira, Oseney Costa de Oliveira e Jeferson da Silva Lima, estão presos em presídios federais. O advogado da família de Dom, Rafael Fagundes, disse que os acusados haviam confessado que atiraram primeiro. 

“Esse movimento é natural. É direito deles se defender, ainda que a versão que eles tenham apresentado não se sustenta, nem do ponto de vista lógico, nem do ponto de vista das provas dos autos”, destacou o advogado à Agência Brasil.

Leia Mais

Ainda segundo o advogado, “a única versão dissonante [de que eles são culpados] é a que foi dada pelos parentes dos acusados, que sequer prestaram compromisso de dizer a verdade”.  Fagundes informou também que agora as partes envolvidas no processo vão requerer suas últimas provas, podendo requerer novas diligências, como juntada de documentos, expedição de ofícios, requerimento de informações. 

RELEMBRE O CASO

O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira foram executados em junho de 2022. Eles articulavam um trabalho conjunto para denunciar crimes socioambientais na região do Vale do Javari, onde há a maior concentração de povos isolados e de contato recente do mundo. 

Dom Phillips pretendia publicar um livro sobre as questões que afetam o território e fazia apuração das informações, na época. Na Terra Indígena Vale do Javari, encontram-se 64 aldeias de 26 povos e cerca de 6,3 mil pessoas. 

Durante as investigações, as autoridades policiais colocaram sob suspeita pelo menos oito pessoas, por possível participação nos homicídios e na ocultação dos cadáveres. No final de outubro de 2022, o suposto mandante do assassinato, Rubens Villar Pereira, foi posto em liberdade provisória após pagar fiança de R$ 15 mil.

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NO MEIONORTE.COM 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES