Brasil tem mais igrejas do que hospitais e escolas juntos; Norte lidera ranking

Os dados divulgados pelo IBGE apontam que no país há, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes

Pesquisa realizada pelo IBGE | Veja/MASAO GOTO FILHO AE/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo 2022, revelando que o Brasil abriga mais estabelecimentos religiosos do que o somatório de instituições de ensino e saúde. A pesquisa, que mapeou todas as coordenadas geográficas e tipos de edificações nos 111 milhões de endereços do país, destaca que há, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes.

Pela primeira vez, o Censo incluiu dados detalhados sobre coordenadas geográficas e tipos específicos de edificações religiosas, como igrejas, templos, sinagogas e terreiros, independentemente da religião.

Os números revelam que o Brasil conta com 579,7 mil estabelecimentos religiosos, enquanto as instituições de ensino totalizam 264,4 mil e os estabelecimentos de saúde somam 247,5 mil. Isso representa uma média de 286 estabelecimentos religiosos para cada 100 mil habitantes, contra 130 estabelecimentos de ensino e 122 de saúde para a mesma proporção populacional.

Região Norte lidera

A Região Norte do Brasil se destaca por apresentar a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e a população total. Nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, há 79.650 igrejas, representando uma média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional.

estado do Acre lidera a média nacional, com 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido de Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil.

Região Sul com menor taxa

Por outro lado, a região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) possui a menor relação entre o número de igrejas e a população, com 226 para cada 100 mil habitantes.

Os resultados detalhados do Censo também revelam que a maioria dos endereços do Brasil é composta por domicílios particulares, seguidos por estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", estabelecimentos agropecuários, edificações em construção e domicílios coletivos.

A precisão do levantamento é apontada como uma ferramenta valiosa para o planejamento urbano e o desenvolvimento de políticas públicas específicas, permitindo mapear fenômenos ambientais e serviços de acordo com a densidade demográfica.

O Censo 2022, iniciado em junho de 2023, já trouxe informações significativas, como a redução da estimativa populacional, a mudança na composição demográfica, o aumento da autodeclaração como quilombolas e o crescimento da população indígena.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES