Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Corpo de Firmino Filho chega em cemitério para último adeus

Ao longo do dia, serão realizadas duas missas e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Recanto da Saudade.

Atuaizado às 16h24

Padre Tony Batista faz discurso emocionado em missa de Firmino Filho 

A segunda missa de corpo presente no velório de Firmino Filho, no cemitério Recanto da Saúde, foi realizada na tarde desta quarta-feira (07) e celebrada pelo pelo padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese de Teresina. Firmino Filho foi enterrado no mesmo túmulo do pai e da mãe às 17h. 

Em um discurso emocionado, citando Chico Buarque de Hollanda, Padre Tony disse que Firmino Filho cuidou da cidade, das periferias, dos doentes e das crianças. Não foi de graça o título de prefeito criança. “Se eu pudesse dar um título para Firmino, eu daria um cuidador. Ele cuidou de nós, das periferias, dos doentes, das crianças. Não foi de graça o título de prefeito criança, foi o amor dele! Foi ele que tirou os meninos das ruas, mas eles estão voltando. Firmino foi capaz de partilhar. Ele não deixou heranças. Ele soube partilhar a vida dele. Uma vida colocada a serviço da vida. Vamos ter muita saudade dele. E na hora da saudade temos que agradecer a Deus porque Firmino permanece da lembrança e já partilha e contempla a face do Senhor”, disse. 

Padre Tony Batista durante o velório de Firmino Filho (Foto> Lucrécio Arrais)Padre Tony Batista durante o velório de Firmino Filho (Foto> Lucrécio Arrais)

“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu. Não existem porquês para algumas coisas. Não existe porquê para a morte de Firmino Filho. Existe o para onde vai, ao lado do Pai. Hoje não estou aqui apenas para consolar, mas também tenho que ser consolado. Firmino era alguém que me ouvia e que eu ouvia. Fica conosco, senhor, porque perdemos um grande gestor, temente a Deus. Falo com autoridade, ele era temente a Deus e vivia o projeto de Deus”, completa. 

Ao som do cântico Hosana nas Alturas, a pipa de quatro cores, um símbolo muito ligado ao ex-prefeito Firmino Filho, foi içada aos céus em homenagem a um dos principais líderes do PSDB.


Corpo de Firmino Filho chega em cemitério para último adeus

O cortejo com o corpo de Firmino Filho chegou no início da tarde desta quarta-feira (07),  no Cemitério Recanto da Saudade, onde serão realizadas as últimas solenidades de despedida ao ex-gestor de Teresina, que morreu na tarde desta terça-feira (06). A Rede Meio Norte faz transmissão completa do último adeus de Firmino. 

Após a chegada do corpo, será realizada a primeira missa de corpo presente. Na sequência, a segunda missa ocorrerá às 15h30, que será celebrada pelo padre Tony Batista. No final da tarde, por volta de 17 horas, Firmino Filho será enterrado no mesmo túmulo do pai e da mãe. O cortejo percorreu diversas zonas da capital com bastante aplausos e comoção por parte de admiradores, amigos e familiares que acompanhavam o trajeto. 

A primeira cerimônia no cemitério será realizada pelo padre Chiquinho, que destacou a importância de Firmino Filho para Teresina. “A celebração vai ser muito simples, é uma celebração restrita, apenas para família e amigos mais próximos. Vamos fazer um agradecimento a Deus, pedir a Deus para que ele o tenha junto de si. Durante esses quatro mandados do Firmino Filho ele deixa o legado de um homem muito preocupado com o social, o trabalho que a Arquidiocese desenvolveu e desenvolve teve sempre muita participação dele. Era uma pessoa muito religiosa, amiga, parceira, deixa um legado de um homem muito integrado com a sociedade, perde Teresina, Piauí e o Brasil”, lamentou.

O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi ao cemitério para dar o apoio aos amigos e familiares e participar da última despedida do ex-prefeito.  Segundo o governador, Firmino Filho deixa uma história que marcou, porque teve uma ascensão política muito forte, e apesar de muito jovem deixa um legado que marcou a história de Teresina e do Piauí.

“Creio que ele deixa um legado de parceria com o governo do Estado e um bom exemplo de respeito, independente de quem era governo e quem é a oposição, com boas parcerias e obras, como é o exemplo da Águas de Teresina, que universalizou o sistema de água em Teresina e já se aproximando em 50% no esgotamento e alguns convênios dessa parceria foram feitos na época do governo do presidente Lula e da presidente Dilma, independente da disputa que tinha PT e PSDB, ele sempre tinha essa maturidade e na relação do dia a dia, sempre que eu tinha algum problema eu ia até ele, sempre que tinha algum problema na capital para resolver com o Estado ele vinha até mim, por isso que deixa muita tristeza, porque era um líder expressivo muito destacado. Ontem dei conhecimento aos governadores durante o Fórum dos Governadores, que lamentaram a morte de Firmino”, pontua. 


A deputada Lucy Soares, viúva Firmino Filho, falou para a imprensa durante o velório com a imprensa sobre a história e aprendizados que o ex-prefeito deixou. Além disso, Lucy disse que irá continuar o legado de Firmino com muito trabalho, como ele mesmo a ensinou como um exemplo de dedicação à sociedade.  

“Ele deixou muitos aprendizados para a população, para pessoas que ajudaram ele a administrar a cidade, os servidores e os amigos. Como é difícil ser político, não é fácil ser político.  Ele foi um bom administrador. Assumo a missão de trabalhar de arregaçar as mangas e lutar pelos que mais precisam, aprendi com ele; me apaixonei junto com ele e vou continuar lutando por essas pessoas. A gente tá dando continuidade a um trabalho que firmino iniciou em 1996”, disse. 

Lucy Soares revelou que nos últimos meses Firmino se sentia impotente ao ver a atual situação da Saúde diante da pandemia da Covid-19. Para ela, ele perdeu muitos amigos e colocou a carreira política em risco para salvar vidas com medidas mais rígidas durante sua gestão.


"A nossa população está carente de saúde. As pessoas não estão só morrendo de covid-19, com falta de assistência, recursos humanos e insumos. No início de janeiro e fevereiro ele se sentia importante por ver o que estava acontecendo em Teresina. Ele estava se sentindo com uma culpa por não poder estar ajustando. Acho que isso entristeceu muito ele. Ele comentava da tristeza. Ele ficou muito pensativo, porque ano passado ele deu a vida. Ele saía às sete horas da manhã e voltava às 11 da noite. Ele estudava para conhecer e atuar de forma correta para dar uma boa assistência. E  assim foi feito. Foi dado uma boa assistência para a população piauiense. Ninguém morreu por falta de leitos. A Saúde está sem rumo, o trem saiu dos trilhos. Ele vai deixar muita saudade como um pai, amigo. Pelas atitudes que ele tomou, ele perdeu muitos amigos. Ele preferiu salvar vidas. Ele colocou a carreira política em risco, a doença está mais perto da nossa casa”, completa.

Themístocles Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, compareceu na solenidade e deu um abraço demorado na ex-primeira dama. Além dele, o deputado federal Fábio Abreu também marcou presença no velório de Firmino Filho. A família pediu para ver o rosto do ex-prefeito, que permanece fechado para o público.

Themistocles Filho dá abraço em Lucy Soares (Foto: Lucrécio Arrais)Themistocles Filho dá abraço em Lucy Soares (Foto: Lucrécio Arrais)

O Secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, também está no cemitério para suas últimas homenagens. Em entrevista para a Rede Meio Norte, o político disse que a morte do ex-gestor é uma grande perda para o Piauí e o Brasil como um todo. 

“Sem dúvidas foi uma perda gigantesca para o Piauí como um todo e especial para Teresina e o Brasil. Uma tragédia realmente e o prefeito Firmino deixa um legado enorme para todos nós pelo político que foi e um grande gestor. Pessoa com quem tive a oportunidade de debater vários temas relevantes. Uma dedicação fabulosa, cuidou muito bem da nossa cidade. A história dele se confunde com a história de Teresina. No primeiro mandato dele era um estudante do Dom Barreto e já acompanhava essa trajetória vitoriosa. Viemos aqui prestar essa homenagem e essa solidariedade para a família e fazer essa oração para que Deus o guarde em um bom lugar”, disse. 

A família e correligionários acompanham o velório de Firmino Filho. Várias entidades e amigos presentearam o ex-prefeito com coroas de flores. Dentre elas o Instituto Amostragem, Águas de Teresina, Tribunal de Contas da União (TCU), deputada Margarete Coelho (PP) e vários amigos, como Sabino Paulo, Losane e família. Ao fundo uma sonata de Bach em um órgão eletrônico para acalmar a tristeza.

Veja:


- Velório de Firmino Filho: Lucy Soares é consolada por autoridades

-  Relembre a trajetória política do ex-prefeito Firmino Filho 

- W. Dias sobre morte de Firmino Filho: "Extremamente consternado"

-Firmino Filho pediu esperança em último post nas redes sociais

Dr. Pessoa decreta luto pela morte do ex-prefeito Firmino Filho 

- Políticos lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho


 







Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<